0800 006 3029 De segunda a sexta, das 9h às 18h (exceto feriados). Ligações gratuitas, inclusive de celulares.

Canais de atendimento Veja onde tirar suas dúvidas

Perguntas e Respostas

Equipe de campo

1. Como vai ser feito o atendimento pela equipe de campo? Eu preciso agendar um horário?

Não há necessidade de agendamento. Os técnicos sociais vão entrar em contato diretamente, passando de casa em casa.

2. A Braskem vai entrar em contato com todos os moradores que ainda têm alguma pendência para realocação?

Sim, isso será feito pelos técnicos sociais da Braskem. A recomendação é para que você aguarde o contato presencial. 

3. Como eu vou saber quando a equipe de campo está na minha rua?

Você pode consultar pelo telefone 0800 006 3029, de segunda a sexta, das 9h às 18h. Tenha seu endereço completo em mãos.

4. Como vou fazer para avisar seu advogado/defensor público para me acompanhar se a visita da equipe de campo não vai ser agendada?

A presença de advogado ou defensor não é obrigatória na etapa de realocação, isto é, para a programação dos auxílios financeiros ou agendamento/realização da mudança. A etapa da compensação será retomada assim que as atividades na Central do Morador forem normalizadas. 

5. Como fica agora o atendimento dos serviços oferecidos na Central do Morador, como bancos, imobiliárias, cartórios e defensoria pública?

Os serviços na Central do Morador estão suspensos. Contudo o morador que precisar de apoio com banco e imobiliária, será direcionado pela equipe de campo. Os bancos abrirão conta dos moradores que precisarão receber benefícios e as imobiliárias estarão à disposição para apoiar na busca de um imóvel.

6. E se vocês não conseguirem falar comigo?

Não se preocupe. Nós vamos até o seu endereço para agendar a sua reunião.

7. Como vão ser feitas as reuniões? Vocês vão entrar na minha casa?

Os atendimentos serão feitos de casa em casa. As equipes de campo ficarão responsáveis pelo recebimento de documentação e agendamento de mudanças, adotando todas as medidas de prevenção ao coronavírus recomendadas pelas autoridades sanitárias.

8. Em plena pandemia de coronavírus, quais são os cuidados que estão sendo tomados para garantir segurança da saúde tanto para o morador como para a equipe da Braskem?

Todas as vans usadas pela equipe de campo têm álcool em gel para que os técnicos sociais e os moradores possam higienizar suas mãos constantemente. Você também pode solicitar aos técnicos sociais que usem máscaras. Além disso, a reunião é feita com apenas um morador de cada imóvel, para evitar aglomeração.

9. Ainda não dei entrada no Programa de Compensação Financeira e Apoio à Realocação e estou na área que tem de sair até dia 1º de abril. Vou poder fazer toda a jornada de realocação com as equipes de campo? Quanto tempo vai durar?

Vai sim. A ideia é que todo o seu processo seja finalizado em um dia.

10. E se eu não for localizado até o dia 1º de abril?

Estamos realizando uma força-tarefa para atender todos os moradores. Pedimos que você fique atento à presença das vans na sua região e, caso não seja contatado pelos técnicos sociais até o dia 28 de março, volte a entrar em contato. Você também poderá procurar as vans mesmo que elas estejam atendendo outros setores.

11. Ainda não achei meu imóvel provisório e tenho de sair no próximo dia 1º de abril. Para onde eu vou?

Se até o dia da mudança você ainda não tiver encontrado seu imóvel provisório, vamos apoiar na identificação de um imóvel/acomodação. 

12. Posso sair depois do dia 1º de abril já que minha jornada de realocação ainda está no começo/não se iniciou?

Não, devemos finalizar toda a sua jornada de realocação até o dia 1º de abril.

13. Não concordo em sair da minha casa sem ter negociado uma proposta de indenização / sem ter recebido a indenização. O que acontece?

A saída do imóvel é uma determinação da Justiça, para manter os moradores das áreas de risco em segurança com a chegada do período de chuvas. A sua jornada de Compensação Financeira seguirá em paralelo.

14. Que garantia eu tenho de que serei indenizado depois de sair da minha casa?

O Termo de Compromisso é a segurança de que o morador vai receber tanto os auxílios financeiros como a indenização. 

15. Tenho problemas de documentação. Consigo resolvê-lo com a equipe de campo?

Sim. Todas as pendências de documentação serão tratadas pelas equipes de campo para que mudança do morador seja feita até o dia 1º de abril. Idealmente, ao ser atendido, você já deve agendar a sua mudança para o mesmo dia, ou para os dias seguintes.

16. Existe algum tipo de problema que não consigo resolver com a equipe de campo?

Neste momento, a equipe de campo não vai tratar da jornada de compensação financeira. O foco é fazer a desocupação da área de resguardo, encostas do Mutange e Jardim Alagoas, e do Bom Parto. A equipe de campo também não fará abertura de conta bancária, mas poderá direcionar a uma unidade bancária que o faça.

17. Quem pagará a mudança? Esse valor será descontado da minha indenização?

A Braskem é responsável por fazer e pagar pela sua mudança. Esse valor não é descontado nem da indenização, nem do auxílio financeiro de 5 mil reais.

18. Se eu for inquilino e não tiver dado entrado no Programa de Compensação, posso ser atendido pela equipe de campo? Que direitos eu tenho?

Pode sim. Você pode esclarecer com a equipe de campo todas as suas dúvidas e ter mais informações sobre o Programa de Compensação Financeira e Apoio à Realocação. 

19. Tenho problemas para me locomover. Posso agendar uma reunião com a equipe de campo na minha casa?

O morador não precisa agendar a visita, as vans estarão dispostas nos bairros em pontos específicos e as pessoas poderão ser atendidas mesmo que não seja no dia programado para o seu setor.

20. Mesmo quem agendar a mudança com a equipe de campo, vai poder solicitar os serviços de guarda-móveis/remoção especial?

Sim. Você poderá solicitar o serviço de guarda-móveis, remoção especial ou abrigo temporário para o seu animal de estimação.

21. Como fica o pagamento dos auxílios financeiros para quem marcar a mudança com a equipe de campo?

Os auxílios serão pagos normalmente. Além do auxílio financeiro de 5 mil reais, você também receberá o pagamento das parcelas de 1 mil reais de auxílio aluguel por seis meses.

22. Como é feito o pagamento do auxílio financeiro?

Assim que você agendar a sua mudança e assinar o Termo de Compromisso, o pagamento é feito em até 3 dias úteis.

23. E o pagamento do auxílio aluguel?

O primeiro pagamento acontece junto com o pagamento do auxílio financeiro. Nos meses seguintes, eles serão sempre pagos 30 dias depois do primeiro pagamento. Exemplo: se o primeiro pagamento foi dia 2 de março, os demais serão sempre no dia 2 de cada mês.

24. Não tenho carro. Como vou para o novo imóvel?

A Braskem vai fazer o seu transporte e da sua família para o imóvel temporário.

25. A equipe de campo também vai fazer as reuniões da jornada de compensação financeira? Posso tratar da minha indenização lá?

Não. Neste momento, a equipe de campo está trabalhando para finalizar a jornada de realocação dos moradores que ainda não saíram das áreas prioritárias, que são a área de resguardo, as encostas do Mutange e Jardim Alagoas, e o Bom Parto.

Central do morador/pai/casa de atendimento psicológico/0800

26. A Central do Morador vai parar por completo?

A Central do Morador está fechada temporariamente em razão das recomendações das autoridades sanitárias para o enfrentamento e prevenção ao coronavírus, bem como do Decreto Estadual nº 69.541/2020. As vans gratuitas também deixaram de circular temporariamente.

27. Minha jornada de compensação vai ser paralisada?

As ações de campo serão focadas no fluxo de apoio à realocação das páreas que devem ser desocupadas até 01 de abril. Logo, não haverá reuniões em campo relativas ao fluxo de compensação. As reuniões de ingresso para o fluxo de compensação estarão suspensas por, pelo menos, 10 dias. Apenas casos excepcionais passarão pela reunião de ingresso. As reuniões para apresentação de proposta também serão remarcadas e, em casos excepcionais, poderão acontecer de forma remota, por telefone ou outro meio virtual.

28. Como vão ser feitas as reuniões da jornada de compensação?

As ações de campo serão focadas no fluxo de apoio à realocação das páreas que devem ser desocupadas até 01 de abril. Logo, não haverá reuniões em campo relativas ao fluxo de compensação. As reuniões de ingresso para o fluxo de compensação estarão suspensas por, pelo menos, 10 dias. Apenas casos excepcionais passarão pela reunião de ingresso. As reuniões para apresentação de proposta também serão remarcadas e, em casos excepcionais, poderão acontecer de forma remota, por telefone ou outro meio virtual.

29. Como vão ser feitas as reuniões que já estavam agendadas na Central?

Todas as reuniões que estavam agendadas vão ser remarcadas. Se você tem uma reunião agendada, deve aguardar o contato dos técnicos sociais da Braskem para remarcar a sua reunião.

30. Minha mudança já está agendada. Ela vai ter a data alterada?

Não. Todas as mudanças agendadas estão mantidas.

31. Como fica o processo de pagamento do auxílio aluguel para os lotes que ainda não entraram ainda no Programa de Compensação Financeira?

A migração dos moradores que recebem ajuda humanitária da Prefeitura para o Programa de Compensação Financeira e Apoio à Realocação vai acontecer normalmente. Se você está nessa lista, deve aguardar um contato por telefone ou email para receber as instruções sobre como proceder.  

32. Moro no Pinheiro e a identificação das casas começaria essa semana. Como vai ficar essa etapa do trabalho?

As visitas dos técnicos sociais para identificação dos imóveis e a pesquisa familiar estão suspensas temporariamente também por causa da prevenção ao coronavírus .

33. O cronograma para entrada do Pinheiro, Bebedouro e lotes da ajuda humanitária no Programa de Compensação vai ser adiado com essa medida?

As visitas dos técnicos sociais para identificação dos imóveis e a pesquisa familiar estão suspensas temporariamente. Os imóveis que já foram selados/identificados e que ainda não ingressaram no programa deverão aguardar a reabertura da Central do Morador para agendar a sua reunião.
A migração dos moradores que recebem ajuda humanitária da Prefeitura para o Programa de Compensação Financeira e Apoio à Realocação vai acontecer normalmente. Se você está nessa lista, deve aguardar um contato por telefone ou email para receber as instruções sobre como proceder.  

 

34. Tenho dúvidas sobre o meu processo e gostaria de marcar uma reunião para esclarecer. Como faço?

Não será possível agendar reuniões. As dúvidas deverão ser apresentadas à equipe de campo.

35. O Posto de Atendimento e Informação vai continuar aberto?

Não, o Posto de Atendimento e Informação também está fechado temporariamente. 

36. Como ficam os atendimentos na Casa de Atendimento Psicológico? Vão ser suspensos?

A Casa de Apoio Psicológico irá funcionar apenas na segunda-feira, 23 de março. No entanto, estamos trabalhando para migrar o atendimento presencial para atendimento telefônico. Os atendimentos domiciliares também devem ser migrados para atendimento telefônico.

37. É verdade que a Central do Morador foi fechada porque houve um caso confirmado de contaminação por coronavírus?

Não. A Central do Morador está fechada temporariamente em razão das recomendações das autoridades sanitárias para o enfrentamento e prevenção ao coronavírus, bem como do Decreto Estadual nº 69.541/2020.