Alagoas

0800 006 3029 ou 0800 954 1234 De segunda a sexta, das 8h às 18h (exceto feriados).
Ligações gratuitas, inclusive de celulares.

Manutenção e Cuidados nos Bairros

Coerente com seu compromisso histórico com Alagoas e as comunidades do seu entorno, a Braskem desenvolve iniciativas pela segurança e manutenção e cuidado das áreas de desocupação e monitoramento. Conheça quais são as ações em andamento:

LIMPEZA E ZELADORIA DOS BAIRROS

Equipes contratadas pela Braskem fazem a limpeza e o controle de pragas nos quatro bairros para a manutenção nas áreas de desocupação e monitoramento. O trabalho envolve a remoção de entulhos dos imóveis desocupados, varrição de ruas e calçadas, capinagem, desobstrução de bueiros e bocas de lobo, poda de árvores e pintura de meios-fios. Os resíduos recolhidos são encaminhados para a Central de Tratamento de Resíduos de Maceió.

CONTROLE DE PRAGAS

Em março de 2020, a Braskem deu início ao trabalho de controle e monitoramento de pragas urbanas nos imóveis para evitar a proliferação de doenças, garantindo adequadas condições sanitárias nos bairros desocupados. A iniciativa também ajuda no combate à dengue, zika e chikungunya com a aplicação de termonebulização (fumacê) para exterminar moscas e mosquitos.

Além dos imóveis, ruas, praças e terrenos são dedetizados e borrifados para o controle de escorpiões, baratas, formigas, ratos e insetos em geral. O combate às pragas é uma iniciativa permanente da Braskem. Nos imóveis já tamponados, o reforço é feito a cada três meses com aplicações extras dos inseticidas, podendo acontecer mais vezes, se necessário. As equipes atuam com equipamentos de proteção, adotando as medidas recomendadas pelas autoridades sanitárias para a prevenção ao coronavírus.

CENTRAL DE SEGURANÇA 24 HORAS

A Braskem instalou a Central de Segurança e Monitoramento para apoiar as ações de segurança em andamento nos bairros. Foi instalado nas ruas e nas construções de maior porte um sistema com mais de 300 câmeras de alta resolução e alarmes com sensor de movimento. O monitoramento também conta com o auxílio de drones que sobrevoam trechos desocupados. Na Central, um painel com quatro monitores permite acompanhar em tempo real até 64 imagens geradas simultaneamente. O monitoramento é compartilhado com a Polícia Militar, que é acionada via rádio em caso de irregularidades, como furto, invasão ou roubo. A Central de Monitoramento funciona 24 horas por dia, todos os dias da semana, e processa as informações de todas as câmeras e alarmes.

MUROS DE PROTEÇÃO

Para evitar movimentações suspeitas e proteger as áreas desocupadas, a Braskem instalou muros e tapumes no Pinheiro, Mutange, Bom Parto e Bebedouro, garantindo maior segurança para as pessoas que circulam pelos bairros e para as comunidades do entorno. Esta ação começou em agosto de 2020 com a demarcação das áreas que receberiam a proteção e todos os muros previstos já foram instalados. Em setembro de 2021, os imóveis históricos e da Zona Especial de Preservação (ZEP) no Bebedouro - região definida pelo Plano Diretor da Prefeitura de Maceió - estão recebendo tapumes ao redor para evitar invasões e depredações. A medida tem o objetivo de garantir a segurança, já que, por serem históricos, eles não podem ter portas e janelas fechadas com tijolos e cimento, como acontece com os outros imóveis das áreas de desocupação e monitoramento definidas pela Defesa Civil.

APOIO COMUNITÁRIO

Os bairros também podem contar com o apoio de agentes comunitários, trabalhadores que foram contratados em regime CLT e treinados para conhecer as rotas de fuga. Os líderes comunitários sugeriram a contratação dessas pessoas da comunidade.

Esses agentes zelam pela região e informam para a Central de Segurança e Monitoramento qualquer irregularidade encontrada, como casos de destruição dos tamponamentos, lixo acumulado e incidência de pragas. O apoio comunitário não está autorizado a adotar nenhuma medida de contenção. Caso seja necessário, a Central de Segurança aciona a polícia que adota as medidas cabíveis.

Os agentes comunitários usam rádios-comunicadores, telefone e fardamento completo para segurança e identificação. Esta ação foi elaborada pela área de Segurança Corporativa da Braskem em conjunto com os moradores dos bairros monitorados.