
Alagoas
Ligações gratuitas, inclusive de celulares.
A Braskem, a Universidade Federal de Alagoas (UFAL) e a Fundação Universitária de Desenvolvimento de Extensão e Pesquisa (FUNDEPES) desenvolveram um programa conjunto de cuidado de animais nos bairros do Pinheiro, Mutange, Bebedouro e Bom Parto. O programa tem como objetivo a promoção da saúde dos animais errantes e a conscientização sobre posse responsável. E contempla ainda o recolhimento, o tratamento de saúde e a melhoria do bem-estar dos animais, como também um projeto de conscientização da comunidade e a produção de pesquisa científica.
O programa foi desenvolvido a partir da identificação de medidas adicionais às desenvolvidas no Programa de Compensação Financeira e Apoio à Realocação, que fornecia guarda temporária dos animais das famílias que não tinham condições de mantê-los na nova moradia.
O trabalho da equipe da UFAL envolve atividades de campo nas casas dos moradores e na comunidade, onde estão sendo realizadas campanhas de conscientização sobre posse responsável, importância da vacinação e prevenção contra abandono, além de atendimento veterinário gratuito e monitoramento de doenças dos animais. Os profissionais fazem ainda um trabalho nas residências ainda ocupadas, conscientizando os moradores sobre a necessidade de medicina veterinária preventiva e orientação nutricional.
A fazenda da UFAL conta com estrutura apropriada para a acomodação de grandes animais, além de espaço para atendimento de cães e gatos, próximo ao Hospital Universitário Veterinário. A interação entre os animais, o tratamento de saúde, a reabilitação emocional e as atividades ao ar livre são realizadas por estagiários e bolsistas, sob orientação dos médicos veterinários. Esses profissionais têm a oportunidade de utilizar o conhecimento adquirido nessa experiência para a elaboração de trabalhos acadêmicos e publicações científicas. Está no plano de trabalho da UFAL o desenvolvimento de parcerias com ONGs, empresas, instituições de classe e outros órgãos públicos para desenvolvimento de programas de adoção, promoção de saúde única e controle de zoonoses, articulando uma atuação conjunta para apoiar o cuidado com os animais nas áreas desocupadas dos bairros.