Somos uma empresa comprometida com a economia circular e com a neutralidade de carbono, que acredita e investe na inovação como pilar viabilizador de suas ações.
A química e o plástico estão presentes em diversas áreas do cotidiano: na saúde, no transporte, na alimentação, em produtos para a casa e de uso pessoal e em tantos outros segmentos essenciais para a nossa vida. Por isso, nós trabalhamos continuamente para melhorar a vida das pessoas, criando soluções sustentáveis por meio da química e do plástico.
Perfil
Perfil
A Braskem é uma empresa global com unidades industriais localizadas no Brasil, Estados Unidos, Alemanha e México. Líder na produção de resinas termoplásticas (PE+PP+PVC) nas Américas e 6ª maior petroquímica do mundo. Líder mundial em biopolímeros de PE a partir de matéria-prima renovável e é a maior produtora de PP na América do Norte e líder na produção de PE no México. Criada em agosto de 2002 pela integração de seis empresas da Organização Odebrecht e do Grupo Mariani, a Braskem é, hoje, a maior produtora de resinas termoplásticas nas Américas e a maior produtora de polipropileno nos Estados Unidos.
Sua produção é focada nas resinas polietileno (PE), polipropileno (PP) e policloreto de vinila (PVC), além de insumos químicos básicos como eteno, propeno, butadieno, benzeno, tolueno, cloro, soda e solventes, entre outros. Juntos, compõem um dos portfólios mais completos do mercado, ao incluir também o polietileno verde, produzido a partir da cana-de-açúcar, de origem 100% renovável.
A Braskem está inserida no setor químico e petroquímico, que tem participação relevante em inúmeras cadeias produtivas e é essencial para o desenvolvimento econômico. Nesse contexto, a química e o plástico contribuem na criação de soluções sustentáveis para a melhoria da vida das pessoas em setores como moradia, alimentação e mobilidade.
O que produzimos
A Braskem é a única petroquímica integrada de primeira e segunda geração de resinas termoplásticas no Brasil. Isso se traduz em vantagens competitivas, como escala de produção e eficiência operacional.
A primeira geração produz os petroquímicos básicos como eteno e propeno a partir da nafta, do gás natural e do etano. Esses compostos são fundamentais para a segunda geração, que envolve a fabricação de resinas termoplásticas (PE, PP e PVC), utilizadas posteriormente pela terceira geração, as empresas de transformação.
Insumos
Renováveis e reciclados- Etanol
- Resíduos pós-consumo
- Petróleo Bruto/Nafta
- Gás Natural/Etano
- Propeno
- Sal
Químicos básicos
- Etileno
- Propileno
- Butadieno
- Aromáticos
Polímeros e outros produtos
- Resinas (PE, PP, PVC)
- Intermediários
- Especialidades
Transformação
- Plásticos
- Fibras
- Borracha
- Tintas, Revestimentos e outros
Segmentos de demanda
- Embalagens
- Setor de saúde
- (médico e farmacêutico)
- Cosméticos
- Têxteis
- Elétrico e eletrônicos
- Aeronaves e setor aeroespacial
- Construção civil
- Setor automotivo
- Usos industriais
- Agricultura
Braskem em números
Receita
19,6
bi+
de Receita líquida em 2021
Capacidade de produção
10,7
mi+
de toneladasde químicos
9,3 mi+ de toneladas de resinas
termoplásticas
Pessoas
+8mil
integrantes em 11 países
Fábricas e Escritórios
40
unidade
industriais
14
escritórios
comerciais
6
Centros de Inovação em
todo o mundo
Clientes em
+71
países em
5 continentes
Nosso jeito de ser
Nós acreditamos no poder das pessoas
Acreditamos no potencial e no desejo dos nossos integrantes de evoluir e superar desafios com coragem e ousadia. Ao lado dos nossos clientes, reconhecemos que nossos integrantes merecem o melhor que temos a oferecer, por isso trabalhamos juntos para criar soluções únicas e eficazes, que transformam positivamente a cadeia produtiva.
Assim como os clientes, nossos fornecedores são parte fundamental da Braskem e agregam valor a tudo o que fazemos. Também nos apoiamos em nossos acionistas, que depositam sua confiança em nós e nos estimulam a superar, todos os dias, as suas expectativas. Também temos um dever com a sociedade e as comunidades dos locais onde atuamos, por isso respeitamos e cuidamos do meio ambiente, além de promover o bem-estar de todos.
Valorizamos atitudes que reforçam ainda mais o nosso lado humano e o olhar para o futuro. Incentivamos cada pessoa a desempenhar um papel de liderança em sua própria jornada, dentro e fora da empresa, do estágio à pós-aposentadoria.
Valorizamos a individualidade de todos, garantimos seus direitos e lutamos todos os dias para sermos mais diversos e inclusivos. Ao empoderar nossos integrantes, estimulamos o desenvolvimento profissional e depositamos neles a confiança para entregarem o melhor trabalho possível. Esses valores nos movem não apenas do ponto de vista do desenvolvimento humano, mas também do ponto de vista empresarial.
Nós incentivamos ideias que nos permitem entregar soluções inteligentes e únicas aos nossos clientes. Com a coragem de quem é inquieto, desenvolvemos pesquisa e utilizamos tecnologias de ponta para transformar os processos de nossas operações. Também buscamos constantemente novas metodologias e práticas que nos ajudem a reformular a maneira como trabalhamos para alavancar o desempenho de nossos negócios.
Somos transparentes em nosso discurso e responsáveis em nossas ações. Competência, integridade e segurança são valores inegociáveis, pois são os alicerces de uma empresa valiosa, competitiva e próspera, garantindo sua perenidade.
Tomamos decisões guiadas por nossa estratégia global de desenvolvimento sustentável e realizamos, em conjunto com outros agentes de nossa cadeia, uma série de projetos para melhorar os impactos, considerando aspectos como mudanças climáticas, uso eficiente de recursos hídricos e destinação adequada de resíduos pós-consumo.
Nossa marca
A marca Braskem é a síntese da nossa essência, aspirações, valores e reflete nosso jeito de ser
A nossa identidade, visual e verbal, materializa o nosso posicionamento e é carregada de significados.
No nosso logo, as cores representam nossos valores e compromissos. O azul nos conecta com a sustentabilidade e o amarelo representa a energia das pessoas. Juntas, essas duas cores evocam força, que também pode ser representada pela torção do B. Para impulsionar essa combinação, nossa marca tem um movimento que simboliza nosso olhar para o futuro com uma atitude positiva.
Central de marca
Para que a nossa marca seja apresentada de maneira uniforme e consistente em todos os lugares do mundo, criamos uma plataforma* que concentra toda a nossa estratégia, identidade e assets, assim, garantimos a consistência das nossas mensagens, seja onde for.
*Essa plataforma tem acesso restrito para integrantes e fornecedores. Em caso de dúvida, entre em contato com brand@braskem.com
Reconhecimento
mundial
-
Índice Bloomberg de Equidade de Gênero 2022 – seleção pela segunda vez consecutiva para participar da carteira do Bloomberg Gender Equality Index (GEI).
-
Prêmio dos Princípios para o Empoderamento das Mulheres (Women’s Empowerment Principles – WEPs, em inglês ), na categoria bronze. A iniciativa é da ONU Mulheres e do Pacto Global.
-
Selo de reconhecimento por igualdade de gênero no trabalho da 6ª Edição do Programa Pró-Equidade de Gênero e Raça , concedido pelo Ministério da Mulher, Família e Direitos Humanos (MMFDH), ONU Mulheres e Organização Internacional do Trabalho (OIT).
-
Eleita como uma das melhores empresas para se trabalhar no mundo pelo Ranking Forbes.
-
Reconhecimento pelo Pacto Global e Alto Comissariado para Direitos Humanos da ONU por boas práticas em Direitos Humanos.
-
Reconhecida pelo Bloomberg News Economy Forum como a melhor empresa produtora de resinas termoplásticas em economia circular.
-
Empresa LEAD no Pacto Global desde 2014, pelo engajamento em desenvolvimento sustentável.
-
Retorno ao ISE B3 entre as mais bem posicionadas das empresas selecionadas.
-
Entre as líderes globais dos rankings CDP Clima e CDP Água (Carbon Disclosure Project).
-
Investimento Social Privado: 145 projetos sociais, que beneficiaram mais de 758 mil pessoas globalmente e R$ 38 milhões investidos em ações sociais, incluindo o combate à pandemia.
História Braskem
Criada em agosto de 2002 pela integração de seis empresas da Organização Odebrecht e do Grupo Mariani, a Braskem é, hoje, a maior produtora de resinas termoplásticas nas Américas e a maior produtora de polipropileno nos Estados Unidos.
Veja na linha do tempo a formação da empresa, iniciada em 1979.
Desafios, inovações e conquistas fazem parte da trajetória da Braskem.
1979
A Odebrecht, multinacional brasileira, nesta época focada em construção civil, inicia suas atividades no setor petroquímico. O primeiro passo para iniciar sua trajetória na petroquímica foi a compra de 33% da Companhia Petroquímica de Camaçari (CPC), produtora de PVC.
1987
Nasce a Odebrecht Química criada para administrar os investimentos do grupo no setor. Nessa época, a Organização já tinha participações nas empresas Salgema, produtora de cloro soda; Poliolefinas, produtora de polietilenos; PPH, fabricante de polipropileno; e Unipar, holding de empresas petroquímicas. Nos anos seguintes, a companhia ampliou sua participação no setor.
1992
O governo brasileiro inicia o processo de privatização do setor petroquímico. A Odebrecht assume o controle de PPH e se torna uma das controladoras da Copesul (Central de Matérias-Primas do Polo Petroquímico do Rio Grande do Sul).
1995
A Odebrecht cria a OPP Petroquímica e adquire o controle da Salgema, da CPC e de sua subsidiária Companhia Química do Recôncavo (CQR), promovendo a primeira integração vertical do setor no Brasil.
1996
A Trikem S.A. é criada e atua de forma integrada à OPP Petroquímica. Ainda em 1996, Odebrecht se associa ao Grupo Mariani para criar a Proppet.
2001
Em parceria com o Grupo Mariani, a Odebrecht adquire o controle da Copene (Central Petroquímica de Camaçari), na Bahia, e da Polialden. No mesmo ano, inicia um processo de integração de ativos de primeira e segunda gerações, ação inédita no Brasil.
2002
- A partir da integração das empresas Copene, OPP, Trikem, Proppet, Nitrocarbono e Polialden, nasce a Braskem, que já inicia as atividades como petroquímica líder na América Latina. Com 13 unidades industriais, escritórios e bases operacionais no Brasil, Estados Unidos e Argentina.
- No mesmo ano, a empresa divulga seu Compromisso Público (com as premissas de seu desenvolvimento sustentável, gestão responsável e transparência de ações) e tem suas ações listadas nas Bolsas de Valores de São Paulo (Bovespa) e Nova York (Nyse).
2003
A Braskem tem ações listadas na Bolsa de Madri, na Espanha, e consagra-se como a empresa mais valorizada da Bolsa de Nova York. Suas ADRs subiram 713% ao longo do ano. Nenhum outro papel estrangeiro teve ganhos tão acentuados naquele pregão.
No mesmo ano, a Braskem conclui a incorporação de empresas controladas (OPP Química, Nitrocarbono e Trikem).
2004
- Ocorre a implantação do Programa de Inovação Braskem (PIB), que estimula a execução de projetos com novas tecnologias e aplicações; e do Braskem+, projeto focado em competitividade e excelência operacional.
- A Braskem também consolida sua liderança regional no mercado de resinas termoplásticas - polietileno (PE), polipropileno (PP) e PVC, seu foco estratégico de atuação.
- O ano também é marcado pela assinatura - inédita entre as empresas do mercado brasileiro - da Declaração de Produção Mais Limpa, viabilizada pela Organização das Nações Unidas (ONU).
2005
A empresa também passa a integrar o ISE - Índice de Sustentabilidade Empresarial da Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa), por sua atuação socioambiental.
Braskem e Petrobras firmam parceria para a construção de uma nova fábrica de polipropileno na cidade de Paulínia (SP).
Braskem expande sua capacidade de PVC e reforça sua posição de liderança de mercado.
2006
- A Braskem adquire a Politeno, a terceira maior produtora de polietileno no Brasil, dando início à fase de consolidação petroquímica.
- É o ano de lançamento da primeira resina termoplástica brasileira com nanotecnologia, confirmando a Braskem como líder em inovação no setor.
2007
- O polietileno verde, produto exclusivo da Braskem, é lançado. Fabricado a partir de fonte renovável, o etanol da cana-de-açúcar, ele passa a ser conhecido como plástico verde.
- No mesmo ano, a empresa adquire os ativos químicos e petroquímicos do Grupo Ipiranga, um importante movimento de mercado que deflagrou a consolidação do setor petroquímico brasileiro.
2008
Em parceria com a Petrobras, a Braskem inaugura unidade em Paulínia. Produtora de polipropileno, a fábrica é o primeiro projeto greenfield da empresa.
No mesmo ano é criado o primeiro troféu de plástico do GP Brasil de Fórmula 1, produzido com o polietileno verde da Braskem e desenhado pelo consagrado arquiteto brasileiro Oscar Niemeyer.
2009
- A Braskem formaliza a criação da joint venture Braskem-Idesa para a implantação de um projeto integrado voltado à produção de polietileno para o México.
- É o também o ano de implantação da pedra fundamental da planta de eteno verde, em Triunfo (RS).
2010
- Em um importante movimento de mercado, a Braskem conclui negociação para aquisição da Quattor. Esta compra transformou e consolidou o setor petroquímico brasileiro, agregando competitividade à Braskem em um cenário de desafios globais.
- A Braskem dá início ao seu processo de internacionalização e adquire os ativos de polipropileno da Sunoco Chemicals, nos Estados Unidos, tornando-se uma das maiores produtoras de resinas naquele país.
- É também o ano do lançamento do selo "I'm green" TM para ser aplicado em produtos que levam em sua composição o plástico verde da Braskem.
- A Braskem assina o acordo de parceria com o Laboratório Nacional de Biociências (LNBio) em Campinas, interior de São Paulo, para atuar fortemente em pesquisa e inovação.
2011
- Com a aquisição dos ativos de polipropileno da Dow Chemical, a Braskem incorpora duas fábricas nos Estados Unidos e duas na Alemanha e anuncia o investimento de R$ 300 milhões no Polo Petroquímico de Triunfo (RS) para duplicar a produção de butadieno.
- A empresa lidera a produção de PP dos Estados Unidos e biopolímeros em todo o mundo.
2012
- Em sua primeira década de vida, a Braskem chega a 36 unidades industriais e mais de 7600 Integrantes. O sucesso é reconhecido pela Aberje (Associação Brasileira de Comunicação Empresarial), que elege a Braskem como a Empresa do Ano em sua premiação anual.
- Neste ano é inaugurada uma fábrica de PVC em Alagoas (foto) e uma planta de butadieno no Polo Petroquímico de Triunfo (RS).
2013
A Braskem passa a integrar a 1ª carteira do índice Dow Jones de Sustentabilidade para países emergentes e passa a investir na robótica para pesquisas na área de biotecnologia.
É também o ano de lançamento de uma nova resina EVA que revoluciona o segmento calçadista.
2014
- A Braskem é eleita pela revista americana Fast Company como uma das 50 empresas mais inovadoras do mundo.
- Os investimentos em inovação e pesquisa continuam fortes e a empresa anuncia a construção de uma nova fábrica de resinas da marca UTEC® nos EUA, além de um projeto para produzir polietileno de ultra-alto peso molecular no mesmo país.
2015
Lançamento do Braskem Labs, programa que estimula empreendedores no desenvolvimento de soluções socioambientais inovadoras que possam melhorar a vida das pessoas por meio do uso do plástico.
Plástico Verde da Braskem completa cinco anos e conquista mercado mundial.
Braskem é a patrocinadora da Equipe Brasileira de Paratletismo, do velocista biamputado Alan Fonteles e da primeira e única biamputada no Brasil a praticar o paratriathlon, Adriele Silva.
2016
Braskem Idesa inaugura Complexo Petroquímico do México. Com capacidade de produção integrada de 1,05 milhão de toneladas de eteno e polietileno por ano, o Complexo representa um passo de crescimento nas Américas e de diversificação de matéria-prima.
Pela primeira vez, uma representante da indústria brasileira entra para a "lista A" do CDP, organização internacional que avalia as melhores práticas empresariais contra as mudanças do clima.
Em parceria com a Made In Space, a Braskem leva o Plástico Verde à Estação Espacial Internacional para a criação de peças no espaço.
Planta da Braskem de Polietileno de Ultra-Alto Peso Molecular (UHMWPE), em La Porte, nos EUA, entra em fase de comissionamento.
2017
Braskem inaugura em março sua nova planta de Polietileno de Ultra-Alto Peso Molecular (PEUAPM) em La Porte, no Texas, Estados Unidos. Comercializado sob a marca UTEC, o PEUAPM de alto desempenho da Braskem foi desenvolvido e produzido utilizando tecnologias proprietárias da empresa.
Com a sustentabilidade transversal a todo o seu negócio, a Braskem ingressou no ranking de engajamento de fornecedores do CDP Supply Chain. A companhia é uma das 29 em todo mundo, entre mais de 3.300 empresas avaliadas, a fazer parte do ranking do CDP (Carbon Disclosure Program) como uma das empresas que melhor engajam seus fornecedores.
O patrocínio à Equipe Brasileira de Paratletismo foi renovado por mais quatro anos. A Braskem apoiará o paratletismo brasileiro em diversas competições nacionais e internacionais.
2018
Primeiros passos
A petroquímica conquista o 5º lugar, entre as 50 empresas mais amadas por seus funcionários, ranking espontâneo da plataforma Love Mondays.
Em continuidade a sua proposta de consolidação internacional, a Braskem divulga o início de suas operações em Boston.
Pela primeira vez, a Braskem integra a lista Fornecedor "Water A" e, pela segunda vez, a lista Fornecedor "Climate A" do ranking CDP Supply Chain.
Ainda este ano, a petroquímica lança a linha Braskem Evance - uma família de resinas modificadas de EVA e o uma nova resina EVA de fonte renovável, uma inovação sustentável da marca I'm greenTM.
2020
Braskem inaugura a nova planta de polipropileno (PP) nos EUA, fortalecendo sua posição de liderança na produção de PP na região.
Olhando par ao futuro, anuncia seu compromisso com a neutralidade de carbono até 2050.
2021
Braskem renova sua estratégia em desenvolvimento sustentável, alinhada à Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU), que, com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, cobre os aspectos de ESG, com atenção especial para mudanças climáticas, economia circular, responsabilidade social e direitos humanos.
Empresa cria um Conselho Consultivo de Sustentabilidade para apoiá-la, composto de quatro membros externos e independentes, especializados em ESG. Com isso, ao longo de 2021, Braskem apresenta resultados dessas iniciativas ao registramos 17% de atingimento de metas para 2030.
Empresa publica seu primeiro Relatório Integrado, unificando as informações do Relatório Anual de Sustentabilidade e do Relatório Integrado em um único documento de acordo com o GRI, SASB e IIRC, padrões de reporte internacionalmente reconhecidos.
2022
Em agosto, a empresa completa 20 anos construindo uma história de inovação, olhar provocativo para o futuro e evolução contínua na forma como conduz seu negócio.
Neste ano, a Braskem lança ao mercado novas empresas e iniciativas que dão suporte para alcançar suas metas de desenvolvimento sustentável:
- No contexto de eliminação de resíduos plásticos, nasce Wenew, ecossistema de circularidade da Braskem para representar produtos, tecnologias e iniciativas da Braskem que estão ajudando a impulsionar a economia circular.
- Acreditando nas aplicações sustentáveis do plástico, é inaugurado o Cazoolo, nosso espaço colaborativo que propõe a marcas, designers, startups e universidades a repensarem embalagens a partir do design sustentável.
- Comprometida no combate às mudanças climáticas e apostando na inovação como forma de pensar e criar, Braskem cria a Sustainea, empresa que busca repensar a matéria-prima do futuro com foco na produção e comercialização do bioMEG – principal matéria-prima do PET – à base de plantas e em larga escala.
- É criada também a Voqen, uma empresa focada em apoiar a transição energética sustentável de nossos clientes e parceiros, comercializando energia e gás.
- Engajada com a transformação digital, nasce Oxygea, uma empresa da Braskem com o intuito de reunir e impulsionar startups criadas dentro ou fora da companhia, com foco em ideias inovadoras e sustentáveis que tenham o potencial de transformar a vida das pessoas.