Alagoas
Ligações gratuitas, inclusive de celulares.
Acordo para Compensação dos Moradores
Em dezembro de 2020, autoridades federais, estaduais e a Braskem assinaram acordos na Ação Civil Pública dos Moradores, encerrando o pleito. Pelo que foi acordado, a Braskem vai adotar medidas adicionais para promover a segurança e a compensação financeira dos moradores nos bairros atingidos pela subsidência em Maceió.
O acordo é um segundo aditivo ao documento assinado em janeiro com o Ministério Público Federal (MPF), Ministério Público do Estado de Alagoas (MPE), Defensoria Pública da União (DPU) e Defensoria Pública do Estado de Alagoas (DPE). Esse aditivo delimita a desocupação das áreas atingidas e incluiu cerca de 1.2 mil imóveis no Programa de Compensação Financeira e Apoio à Realocação.
A assinatura dos acordos e os avanços alcançados
A assinatura do aditivo representa um avanço importante em relação a subsidência em Maceió e seus impactos. Até 31 de janeiro de 2024, mais de 14,4 mil imóveis foram desocupados e apresentadas mais de 19 mil propostas de compensação a moradores, empresários e comerciantes. Mais de 18 mil indenizações já foram pagas. O índice de aceitação geral de propostas é de 99,4%. O valor pago pela Braskem em indenizações e auxílios financeiros passa dos R$ 3,9 bilhões. Mais de mil profissionais seguem mobilizados para garantir que todas as famílias sejam atendidas de acordo com o cronograma definido pelas autoridades.
Com as novas ações definidas no Acordo para Compensação dos Moradores, a Braskem reforça seu compromisso com a segurança das pessoas e com o desenvolvimento socioeconômico de Alagoas.