Nossa ambição
Queremos ser mundialmente reconhecidos como uma empresa que desenvolve a cadeia de valor da reciclagem nas regiões onde atua e sermos líderes em reciclagem nas Américas.
Nossa meta
Até 2030, ampliar a comercialização de produtos com conteúdo reciclado para 1 milhão de toneladas. Além disso, temos a meta intermediária de comercializar 300 mil toneladas desses produtos até 2025.
Nossa atuacão
Eliminação de resíduos plásticos
Nossa estratégia de transição para uma economia circular está fortemente pautada em soluções de reciclagem mecânica e química.
Atuamos com parceiros que também fazem parte da cadeia de reciclagem mecânica, o que permite que ultrapassemos barreiras técnicas e de logística e entreguemos materiais reciclados de qualidade e em quantidade.
Também continuamos a trabalhar no aprimoramento de tecnologias e soluções para a reciclagem química, ou seja, a transformação dos resíduos plásticos em insumos químicos, combustíveis ou matéria-prima para a fabricação de novos produtos plásticos.
Nossa estratégia para economia circular
Continuar investindo em projetos e no desenvolvimento da reciclagem mecânica e química.
No processo de reciclagem mecânica, o plástico pós-consumo é triturado em pedaços menores, passa por um processo chamado extrusão e se transforma em pequenos grânulos, os conhecidos pellets.
Estamos empenhados em melhorar a qualidade das resinas recicladas pós-consumo e expandir suas possibilidades de aplicação.
Continuar investindo em projetos e no desenvolvimento da reciclagem mecânica e química.
Reciclagem química é o processo que transforma resíduos plásticos em matéria-prima circular para a fabricação de novos plásticos ou químicos.
Procuramos aperfeiçoar tecnologias existentes de reciclagem química, além do desenvolvimento de tecnologias disruptivas para essa nova cadeia de valor.
Conheça nossos projetos e iniciativas
Alcamare
Em parceria com a Alcamare, maior recicladora da região, a Braskem Idesa busca aumentar a reciclagem de PE e PP. Já estão sendo comercializados produtos com plástico reciclado e as empresas seguem trabalhando juntas para oferecerem produtos reciclados com food-grade, ou seja, PCR para contato alimentício.
Blue Keepers
A iniciativa da Rede Brasil do Pacto Global reúne empresas de diversos setores para enfrentar o desafio do descarte dos plásticos nos mares e a Braskem participa do movimento. Com articulação conjunta e foco em gestão de resíduos, o projeto atua para gerar impacto no curto, médio e no longo prazo por meio das frentes de diagnóstico, soluções, projetos piloto e gestão pública.
Braskem e Nexus Circular
Nos Estados Unidos, a Braskem assinou um acordo comercial definitivo de 10 anos para o fornecimento de matérias-primas circulares, provenientes de uma nova unidade de reciclagem química da Nexus Circular, empresa que converte plásticos, de difícil reciclagem, como filmes plásticos descartados em aterros, em matéria-prima. Em janeiro de 2022, a Braskem concluiu um investimento estratégico na empresa.
Braskem e Wise Plásticos S.A.
A Braskem assinou um contrato com a Wise Plásticos S.A., um dos principais players brasileiros de reciclagem mecânica, para aquisição de 61,1% do capital social da empresa, ampliando ainda mais a capacidade de reciclagem de resíduos plásticos para transformação em resinas recicladas pós-consumo. Braskem e Wise seguem operando de forma independente.
Design for Environment
Visando embalagens mais sustentáveis e circulares, desenvolvemos uma metodologia de design for environment que utiliza a análise de ciclo de vida para identificar hotspots ambientais em todo o ciclo de vida do produto. A partir deste gap identificado cientificamente, o próximo passo é explorar o universo do consumidor e sua jornada maximizando a atratividade e a usabilidade. O loop ideação/prototipagem/teste é repetido até que possamos combinar sustentabilidade, circularidade e experiência do consumidor em um só produto.
Estudos de viabilidade técnica
Para continuar investindo em reciclagem química, a Braskem está desenvolvendo estudos de viabilidade técnica com empresas especialistas em tecnologias convencionais e alternativas. Esses estudos buscam avaliar e comparar tecnologias para a reciclagem química com o objetivo de alavancar a reciclagem de plásticos em todas as regiões onde a Braskem atua.
Festivais de música
A Braskem esteve presente nos festivais Rock in Rio, Lollapalooza e Popload promovendo a conscientização a respeito do descarte correto de resíduos e da reciclagem do plástico, por meio de ações de troca de resíduos plásticos por brindes.
Ilha de economia circular
A Braskem conta com uma Ilha de Economia Circular, localizada no Centro de Inovação e Tecnologia, de Triunfo (RS) para desenvolver, testar e aprimorar o desempenho de produtos ciruclares. A Ilha tem como objetivo acelarar o desenvolvimento e a aplicabilidade das resinas recicladas pós-consumo, trazendo ganhos de qualidade, variedade e eficiência para atender às mais altas exigências do mercado de plástico e do setor de embalagens.
Veja o vídeo do projeto
MASP
O Masp tem o desafio de se torna um museu mais sustentável e a Braskem apoia essa iniciativa. Entre as frentes de atuação, a parceria com o museu está promovendo a melhoria da gestão de resíduos começando pela instalação de lixeiras com coleta seletiva e realização de uma destinação adequada de produtos recicláveis além de apresentar ações de descarte consciente e imagem do plástico para o público.
Operation Clean Sweep
Somos membros do programa Operation Clean Sweep (OCS) e estamos comprometidos em adotar as melhores práticas em relação ao controle de pellets, flocos e pó em todas as nossas suas unidades industriais. Atualmente, somos membro da OCS Blue, o mais alto nível de participação no programa, tanto no Brasil quanto nos Estados Unidos. As ações do Programa Pellet Zero, juntamente com as demais ações de contenção de pellets das unidades, contribuíram para que aproximadamente 2 mil toneladas de pellets, flocos e pós fossem coletadas, evitando que chegassem a rios e mares.
Parceria Senai
Acordo de cooperação entre Braskem, Fábrica Carioca de catalisadores (FCC S.A.), Senai Cetiqt e COPPE/UFRJ para viabilizar o desenvolvimento de catalisadores que melhorem a eficiência da tecnologia de pirólise, processo capaz de quebrar as moléculas das resinas plásticas por meio do calor, transformando-a novamente em matéria-prima que pode ser reinserida na cadeia produtiva do plástico. A expectativa é que esses catalisadores melhorem a qualidade dos produtos gerados no processo de reciclagem química dos resíduos plásticos.
Parque Ibirapuera
O Parque Ibirapuera está atuando para ser o parque mais sustentável da América Latina, com a meta de ser aterro zero até 2025. E nos juntamos a eles para mudar o destino do lixo da área verde mais admirada da cidade de São Paulo. Alinhado ao nosso compromisso de eliminar os resíduos plásticos, anunciamos o patrocínio ao Parque Ibirapuera. Nossa parceria tem como principal objetivo apoiar o Ibira na frente de gestão de resíduos, incentivando o descarte adequado e viabilizando a reciclagem. Isso por meio de uma Central de Resíduos dentro do próprio parque, além de coletores digitais e analógicos, para que todos possam descartar seu lixo da maneira adequada.
Processo híbrido de reciclagem química e mecânica
Braskem se uniu à Case Western Reverse University (CWRU), MH&R, SANDIA National Lab, Lawrence Livermore National Lab e P&G, nos EUA, para desenvolver uma nova forma de separar os componentes de embalagens multicamadas. A iniciativa propõe um processo de abordagem inovadora e disruptiva para criar alternativas para reciclar embalagens multicamadas, um desafio atual da indústria uma vez que seus elementos são mais difíceis de serem separados e reciclados pelos meios tradicionais. Por meio da tecnoloigia, a Braskem e seus parceiros conseguirão separar ambas as camadas (poliolefínicas e não poliolefínicas), permitindo encaminhá-las para a reciclagem mecânica ou química.
Tecnologia proprietária Braskem
Desenvolvimento de tecnologia pioneira de não-pirólise para reciclagem química com o intuito de transformar os resíduos plásticos em químicos básicos. Utilizando um catalizador e tecnologia de processo proprietária, ocorre a quebra das moléculas plásticas tornando possível outras aplicações futuras. O projeto contribui com a circularidade do plástico, com baixa emissão de carbono e também traz menos taxa de contaminantes na resina reciclada.
Veja o vídeo do projeto