Braskem retoma operação segura na unidade de Cloro-Soda em Maceió, com sal de fora de Alagoas
Investimento em logística e adequação tecnológica garantem operação nos melhores padrões de segurança, saúde e meio ambiente.

A Braskem iniciou a produção de cloro-soda e dicloretano em sua unidade de Maceió (AL), que estava paralisada desde maio de 2019. Assim a companhia volta a produzir PVC e soda cáustica de forma integrada no Estado. Para o retorno da planta, a Braskem concluiu o projeto para a produção de salmoura como matéria-prima a partir da aquisição de sal importado.
A retomada das atividades vai permitir que a empresa continue contribuindo à economia local, incluindo a preservação de mais de 2,5 mil postos de trabalho qualificados. A produção integrada PVC e soda cáustica ajuda a movimentar a cadeia produtiva da química e do plástico, que abrange cerca de 40 outras indústrias de setores importantes, como hospitalar e de construção civil, e gera aproximadamente 12 mil empregos, entre Maceió e Marechal Deodoro.
O novo processo operacional será realizado com sal seco importado, já que a Braskem paralisou definitivamente, desde maio de 2019, a extração de sal em Maceió.
A Braskem investiu R$ 60 milhões em adequações tecnológicas e de infraestrutura na planta industrial e na logística rodoviária e portuária para integrar o processo de transporte de sal, seguindo as melhores práticas em saúde, segurança e meio ambiente. O sal chega pelo Porto de Maceió, onde é armazenado, e em seguida é transportado até a unidade industrial por meio de carretas, que circulam em horário comercial. O sal é, então, dissolvido em tanques, para produção da matéria-prima salmoura. O antigo salmouroduto, que recentemente passou por manutenção, passa a servir para o transporte de água.
Em paralelo, a empresa segue dedicada no apoio prioritário à realocação de moradores e compensação financeira dos moradores afetados pelo evento geológico de 2018 em Maceió, conforme acordos firmados com autoridades.
A empresa reafirma seu compromisso com o Estado e com uma atuação empresarial responsável e reitera sua prioridade com a segurança e o bem-estar das pessoas. Toda a equipe utiliza os equipamentos de proteção necessários, adotando todas as medidas de saúde recomendadas pelas autoridades sanitárias para prevenção ao coronavírus. As instalações industriais foram adaptadas, com intensificação na higienização e sanitização dos ambientes, ar condicionado com adaptações validadas por infectologistas, estações de trabalho e transporte demarcados para uso com distanciamento social adequado, além de entrega de kit individual com máscaras de tecido e álcool gel.
For more information related to press, please contact:
Fato Relevante
imprensa.braskem@agenciafr.com.br
Related News

Se você é um profissional da imprensa, a Braskem tem um canal feito só pra você.
Acesse aquiPress Releases
More news
Ranking Highlights Braskem as a Reference in Circular Economy

Braskem Announces the Official Opening of its Renewable Innovation Center in Lexington, Massachusetts

Braskem and WEAV3D® Win the Altair Enlighten 2024 Future of Lightweighting Award

Lummus and Braskem to Partner on Electrified Cracking Heater for Decarbonization

Shell Chemicals and Braskem bring certified bio-attributed and bio-circular propylene and polypropylene to the U.S. market

Braskem announces partnership with Northwestern University for the development of CO2 conversion technology
Customers
Become a Braskem customer
Braskem is one of the largest suppliers of chemical and petrochemical products in the world, recognized for its focus on sustainable development, innovation and quality.
We believe in lasting partnerships, we have a broad portfolio of products and we work together with our customers to create new practical and sustainable solutions in all markets.
Talk to our sales team
