Braskem anuncia iniciativas vencedoras do 2º Edital Projetos que Transformam
Edital, que fomenta o desenvolvimento local e sustentável das comunidades onde a petroquímica está presente, recebeu 226 inscrições esse ano; companhia irá destinar até50 mil reais em recursos para cada projeto selecionado
Em São Paulo, das entidades escolhidas, duas são de Cubatão: a APM da EE Professor Zenon Cleantes de Moura, que deve colocar em prática o projeto "Educação e cultura: ampliando horizontes culturais e empoderando para a cidadania", e a organização Unificação das Quebradas, com a iniciativa "Capacita Perifa". Já as demais vencedoras são da região do ABC Paulista: Escola de Samba Seci, de Santo André, e APM da Escola Zeny Machado, de Mauá, que tiveram aprovados os projetos "Mulheres em ação" e "Horta na escola", respectivamente.
Em Alagoas, se destacaram o Instituto Mandaver, com o projeto "Mãos à obra" e o Instituto Ayni, com o "Oceanos de plástico: economia circular em comunidades costeiras", ambos de Maceió. Na Bahia, os projetos vencedores foram: "Projeto Nosso Bordado", da Associação das Rendeiras de Dias D'Ávila, do munícipio de Dias D'Ávila e "Educação integrada em literatura, matemática e artes (digital e musical)", do Grupo Mãe Nossa Senhora do Amparo, de Camaçari.
No estado do Rio de Janeiro, as contempladas são de Duque de Caxias. A Casa de Fraternidade Francisco de Assis deve colocar em prática a proposta "Desenvolvendo meu amanhã" e a Sociedade Cultural Projeto Luar dará vida ao projeto "Luar de dança".
Já no Rio Grande do Sul quem receberá o repasse são as instituições: COM, da EMEF Campos Salles, de Nova Santa Rita, com a iniciativa "Oficina escola", e a Escola Técnica Municipal de Farroupilha, localizada em Triunfo, com o projeto "As galinhas não são mais as mesmas: agora o galinheiro é sustentável, educacional e de inclusão social".
Durante o processo a Braskem ofereceu gratuitamente para todos os inscritos um módulo de capacitações virtuais. Agora, as organizações vencedoras participarão do segundo módulo de ensino sobre gestão e prestação de contas de projetos sociais. Após o repasse financeiro, os contemplados têm o prazo de execução de 12 meses para desenvolver os projetos que serão monitorados pela Braskem, por meio de prestação de contas, evidências da realização das atividades previstas, e da execução dos encargos estabelecidos.
Conhece mais sobre os projetos vencedores
Proponente: APM da EE Professor Zenon Cleantes de Moura
Proposta: "Educação e cultura: ampliando horizontes culturais e empoderando para a cidadania" - o projeto tem o intuito de desenvolver competências e habilidades da BNCC - Base Nacional Comum Curricular, como: repertório cultural, comunicação, cultura digital etc. Para isso, prevê a implantação de um auditório e um estúdio multimídia na escola objetivando a melhoria do processo de ensino e aprendizagem dos estudantes, bem como ampliando acesso de toda a comunidade à cultura.
Proponente: Unificação das Quebradas
Proposta: "Capacita Perifa" - a iniciativa quer realizar encontros que estimulem a leitura crítica dos clássicos da literatura brasileira e enriqueça as condições de produção de textos que os vestibulares como ENEM e Fuvest exigem, além de oferecer oficinas gratuitas para jovens também com assuntos transversais.
Proponente: Escola de Samba Seci
Proposta: "Mulheres em ação" - o objetivo do projeto é oferecer programas de capacitação e mentoria, implementando conteúdos voltados especificamente para mulheres empreendedoras ou empreendedoras de grupos raciais minoritários. Uma iniciativa valiosa e necessária para promover a igualdade de oportunidades e o empreendedorismo inclusivo. A ideia é abranger áreas como desenvolvimento de habilidades de negócios, gestão financeira, marketing, networking e habilidades de liderança. O projeto terá 2 meses de duração.
Proponente: APM Escola Zeny Machado
Proposta: "Horta na escola" - o projeto acontece nas dependências da escola, envolvendo crianças da educação infantil no preparo do solo, plantação e cuidados diários, explorando os sentidos e descobrindo por meio do contato com a natureza a importância de se ter uma alimentação saudável.
Proponente: Casa de Fraternidade Francisco de Assis
Proposta: "Desenvolvendo meu amanhã" - O projeto tem como objetivo manter as vagas atuais e abrir 8 novas oportunidades para jovens negros/pardos de baixa renda serem atendidos pela organização que já oferece reforço escolar, acompanhamento psicológico e fonoaudiológico, além de rodas de conversa para orientação dos pais e responsáveis. Visa também implementar aulas de informática para qualificar a capacitação profissional dos adolescentes atendidos pelo projeto.
Proponente: Sociedade Cultural Projeto Luar
Proposta: "Luar de dança" - o projeto nasceu da necessidade de oferecer oportunidades de acesso a linguagens artísticas (dança) e leitura para crianças e adolescentes no contraturno escolar. A iniciativa contribui no desempenho escolar e na formação cidadã dos estudantes. O objetivo é ampliar e implementar as ações presenciais já realizadas pela organização, oferecendo semanalmente oficinas de dança, dança inclusiva e leitura por um período de 12 meses, prevendo ainda a realização bimestral de encontros com as famílias por meio de metodologia que visa fortalecer o vínculo familiar.
Proponente: CPM da EMEF Campos Salles
Proposta: "Oficina escola" - o projeto consiste na construção de um espaço pedagógico (DOMO GEODÉSICO) dentro da escola para o desenvolvimento de diversos estudos e competências, como: sustentabilidade, formas geométricas e matemáticas relacionadas à construção etc. Além disso, pretende-se produzir, a partir daquilo que é descartado, ambientes a baixo custo para que possam realizar atividades que não são viáveis em sala de aula. Serão diversas etapas envolvendo alunos, professores, comunidade etc.
Proponente: Escola Técnica Municipal de Farroupilha
Proposta: "As galinhas não são mais as mesmas: agora o galinheiro é sustentável, educacional e de inclusão social" - o objetivo da iniciativa é construir um galinheiro na escola para desenvolver atividades educacionais com os alunos, focando na inclusão social daqueles com autismo, com aulas dinâmicas e interativas com todos os recursos dos galinheiros e aves, para todos os níveis de ensino, assim como a utilização do laboratório da escola para experimentos. O projeto também deve promover oficinas para instituições da região e para a comunidade local sobre sustentabilidade. Todas as atividades serão presenciais.
Proponente: Instituto Mandaver
Proposta: "Mãos à obra" - que tem o objetivo de promover a diversificação de serviços disponíveis na localidade, a geração de empregos e o fortalecimento da economia local, proporcionando oficinas na área de construção, fornecendo habilidades teóricas, técnicas e práticas em pintura e alvenaria. Ao final do projeto, serão selecionadas 30 casas com necessidades de pequenos reparos para que os participantes coloquem em prática seus aprendizados. Todas as atividades serão presenciais.
Proponente: Instituto Ayni
Proposta: "Oceanos de plástico: economia circular em comunidades costeiras" - criado com o objetivo de promover a retirada de plásticos dos rios do Complexo Estuarino Lagunar Mundaú-Manguaba, região metropolitana de Maceió. Para isso, prevê a criação de um centro para recolhimento e processamento dos resíduos, e uma moeda local, a ser utilizada no comércio da região, como forma de incentivar a comunidade a aderir às atividades. Seu objetivo é manter a qualidade da água dos rios, uma vez que a presença de resíduos plásticos interfere negativamente na quantidade de peixes disponíveis, o que prejudica a renda dos pescadores locais.
Proponente: Associação das Rendeiras de Dias D'Ávila
Proposta: "Projeto Nosso Bordado" - o intuito da proposta é dar continuidade ao projeto de capacitação e geração de renda para jovens, adolescentes e adultos da comunidade, oferecendo, em até 6 meses, capacitação de técnicas de renda de bilro, bordado a mão, crochê, costura e modelagem, artesanato em couro e lapidação em vidro, com oficinas de áudio visual, empoderamento feminino, empreendedorismo com exposição e desfile das artes produzidas.
Proponente: Grupo Mãe Nossa Senhora do Amparo
Proposta: "Educação integrada em literatura, matemática e artes (digital e musical)" - A ideia é proporcionar oficinas de leitura, edição de áudio e vídeo; matemática lúdica e música, para os alunos atendidos no contraturno escolar, para estimular a capacidade cognitiva dos estudantes na promoção do crescimento pessoal e acadêmico. A comunidade atendida pelo projeto está localizada em uma região periférica, com altos índices de violência, tornando a associação um espaço alternativo, onde crianças e adolescentes ficam seguros para se dedicar as atividades.
Para esclarecimentos adicionais à imprensa, favor contatar:
Fato Relevante
imprensa.braskem@agenciafr.com.br
Braskem nas redes sociais
Notícias Relacionadas
Se você é um profissional da imprensa, a Braskem tem um canal feito só pra você.
Acesse aquiPress Releases
Mais notíciasBraskem inaugura centro de inovação em renováveis em Lexington
Braskem no Rock in Rio Brasil 2024: compromisso com a economia circular
Braskem assina parceria com Università Ca'Foscari Venezia para desenvolver tecnologia de conversão de CO2
Cazoolo comemora dois anos com prêmios, soluções sustentáveis e muito mais
Braskem transmite os Jogos Paralímpicos e abre arena esportiva no Parque Ibirapuera
Braskem adere ao Pacto pela Promoção da Equidade Racial
Clientes
Seja cliente Braskem
Com uma estratégia pautada na economia circular de baixo carbono, desenvolvemos soluções inovadoras e mais sustentáveis, contribuindo para a criação de um futuro melhor para as pessoas e para o planeta.
Quer transformar o futuro com a gente?
Fale com nossa equipe