Braskem já tem projeto de drenagem superficial para o bairro do Pinheiro

Estudos apontam que o sistema de drenagem existente no bairro tem capacidade de absorver aproximadamente 25% das águas das chuvas. Com a implementação do sistema superficial, paralelo ao já existente, a expectativa é de que essa capacidade chegue, no mínimo, a 50%. "Existe uma bacia, uma região mais baixa no meio do Pinheiro. Quando chove, toda a água vai para esta região e o sistema de drenagem não dá a vazão necessária", declara o corpo técnico da Braskem.
A medida faz parte do pacote de ações mitigadoras de curto prazo apresentadas pela Braskem em parceria com os órgãos públicos que tem o objetivo de contribuir com soluções para o Bairro. Como parte de sua conduta empresarial responsável, a Braskem elaborou um plano de recomendações técnicas e incorporou a sugestão ao Acordo de Cooperação Técnica assinado com os órgãos públicos.
Como funciona
Para diminuir a sobrecarga no sistema já existente, a Braskem propôs criar um sistema paralelo, com manilhas robustas, de 70 centímetros de espessura, e instaladas a cerca de 50 centímetros de profundidade. A proximidade da superfície e os métodos não destrutivos de instalação permitem que as obras sejam realizadas mais rapidamente. As manilhas direcionarão a água para estações elevatórias ou lagoas de acumulação, que funcionam como uma espécie de reservatórios acumuladores de água. Em caso de chuva intensa, essas estações ou lagoas reservam a água por um tempo maior e depois liberam gradativamente no sistema de drenagem já existente.
Contatos para a Imprensa
Algo Mais Consultoria e Assessoria
Amanda Vieira
amanda@algomaisconsultoria.com
Luana Nunes
luana@algomaisconsultoria.com