Zeladoria e vigilância patrimonial

Zeladoria e vigilância patrimonial

O programa colabora com a segurança, limpeza e controle de pragas nos bairros afetados pela subsidência. Mais de 300 profissionais trabalham nas áreas.

Na limpeza, o trabalho envolve a remoção de entulhos dos imóveis desocupados, varrição de ruas e calçadas, capinagem, desobstrução de bueiros e bocas de lobo, poda de árvores e pintura de meios-fios.

O trabalho de controle e monitoramento de pragas urbanas garante condições sanitárias nos bairros desocupados. A iniciativa também ajuda no combate à dengue, zika e chikungunya com a aplicação de termonebulização (fumacê). Um drone reforça a aplicação de inseticidas em locais de difícil acesso.

Ruas, praças e terrenos são dedetizados e borrifados para o controle de escorpiões, baratas, formigas, ratos e insetos em geral. O combate às pragas é uma iniciativa permanente.

No futuro, os imóveis desocupados vão ser demolidos. Será feita a terraplenagem do terreno e, em seguida, o plantio de cobertura vegetal.

+ de 600 equipamentos

de segurança foram instalados,
entre câmeras e alarmes.

+ de 94 mil

toneladas de entulhos
removidos.

+ de 119,2 mil

dedetizações e
termonebulizações realizadas

*Dados atualizados até setembro de 2024.

Monitoramento 24 horas

Uma Central de Segurança e Monitoramento funciona 24 horas todos os dias e apoia as ações de vigilância patrimonial, em colaboração com a segurança pública, nos bairros.

Nas ruas e nas construções de maior porte foi instalado um sistema com 592 câmeras de alta resolução e alarmes com sensor de movimento.

Na segurança, o monitoramento conta com o auxílio de drones que sobrevoam trechos desocupados.

A Polícia Militar é acionada em caso de irregularidades, como furto, invasão ou roubo.