Braskem, UNESP e Multinova desenvolvem solução para ajudar produtores de banana na prevenção do chilling
Manta térmica de polietileno reciclável é o primeiro produto brasileiro desenvolvido especificamente para o controle das manchas provocadas pela exposição da fruta a baixas temperaturas; solução também reduz o tempo de maturação da banana

A solução desenvolvida a partir de uma parceria entre a Braskem, a Universidade Estadual Paulista (Unesp) e a fabricante de plásticos de proteção Multinova foi lançada neste ano com o objetivo de garantir qualidade nas plantações de bananas em regiões do Brasil que atingem temperaturas abaixo dos 12°C. Além de provocar manchas nas cascas, o chilling, dano fisiológico comum em frutas tropicais que são expostas a friagem, pode alterar a textura e o sabor da banana.
A manta de fruticultura é uma combinação de duas soluções de polietileno da Braskem e um aditivo térmico, que quando colocada sob o cacho de banana impede que os raios solares de onda longa se dispersem de volta para o ambiente durante a noite. O produto aumenta em até 6°C a temperatura do cacho de banana, agregando valor à fruta e podendo reduzir o tempo de maturação.
A solução já está sendo utilizada por produtores de regiões onde são comuns temperaturas abaixo dos 12°C. De acordo com Ana Paiva, responsável por Desenvolvimento de Mercado da Plataforma Agro na Braskem, o produto é o primeiro a ser desenvolvido no Brasil especificamente para controlar o chilling.
"Na Braskem temos uma equipe de profissionais empenhados em criar soluções e alternativas mais sustentáveis para vários segmentos de mercado e a agricultura é um dos nossos principais negócios", afirma Paiva. O portfólio de produtos da companhia para este segmento inclui soluções em polietileno (PE), polipropileno (PP) e PVC que auxiliam no cultivo protegido, em proteção e armazenagem, na irrigação e na infraestrutura. Um dos exemplos é o fornecimento de matéria-prima para produção de sistemas de irrigação por gotejo que promovem aumento de produtividade, minimizando o consumo de fertilizantes e água por tonelada produzida.
O produto é reciclável e os produtores são orientados a destinarem o material, após o fim da vida útil, a cooperativas de reciclagem. "Investimos em soluções que contribuam para a economia circular, um dos principais pilares dos nossos processos produtivos na Braskem. Acreditamos que o plástico e a química são importantes para o desenvolvimento sustentável de vários setores, especialmente do agronegócio", afirma Paiva.
Os testes para viabilidade econômica para produção da manta térmica, assim como sua eficácia, tiveram início em 2017. A Braskem financiou as primeiras fases do desenvolvimento do produto e participou da identificação do parceiro tecnológico - Unesp, que desenvolveu a metodologia científica, se responsabilizou pelo experimento em campo e pela validação de resultados para confirmação da viabilidade técnica do material.
Para Jair da Rosa, gerente comercial de Novos Negócios da Multinova, a parceria com Braskem e Unesp foi importante para que a fabricante de embalagens atendesse outro nicho de mercado que ainda não fazia parte da sua estratégia de negócios, a banicultura. "O novo produto nos destaca como uma empresa inovadora, com soluções específicas que podem ajudar o segmento a se desenvolver com mais qualidade", afirma.
"Em regiões consideradas importantes para a banicultura brasileira, o frio do outono e inverno comprometem a qualidade da fruta e a proteção física do cacho é a melhor forma de amenizar o problema até que se tenha um material genético mais tolerante na banana", finaliza a pesquisadora da Unesp, Juliana Lima.
Para esclarecimentos adicionais à imprensa, favor contatar:
Fato Relevante
imprensa.braskem@agenciafr.com.br
Braskem nas redes sociais
Notícias Relacionadas

Se você é um profissional da imprensa, a Braskem tem um canal feito só pra você.
Acesse aquiPress Releases
Mais notícias
Braskem apresentará potencial projeto Transforma Rio durante cerimônia da Petrobras no Rio de Janeiro

Danone lidera inovação sustentável e lança embalagem mais leve, inspirada na natureza e com menor impacto ambiental

Atualização - Upsyde

Braskem e Ardent desenvolvem tecnologia para separar olefinas e parafinas

Braskem realiza a primeira venda de PE circular na América do Sul

Braskem registra EBITDA recorrente de R$ 1.321 milhões no 1T25, 121% superior ao do 4T24
Clientes
Seja cliente Braskem
Com uma estratégia pautada na economia circular de baixo carbono, desenvolvemos soluções inovadoras e mais sustentáveis, contribuindo para a criação de um futuro melhor para as pessoas e para o planeta.
Quer transformar o futuro com a gente?
Fale com nossa equipe
