Braskem amplia o seu portfólio de produtos I'm greenTM por meio de novas soluções de economia circular de melhor impacto
A marca será estendida para toda a linha de produtos de economia circular da Braskem como parte do compromisso anunciado ano passado de contribuir para a transformação da economia linear em uma Economia Circular. O lançamento oficial ocorrerá durante a Feira K, maior evento mundial do setor de plásticos e borrachas.

A Braskem, maior produtora de resinas termoplásticas das Américas e líder mundial na produção de biopolímeros, anunciou a ampliação da marca I'm greenTM , utilizada no mundo todo. A marca será estendida para toda a linha de produtos de economia circular da Braskem como parte do compromisso anunciado ano passado de contribuir para a transformação da economia linear em uma Economia Circular . O lançamento oficial ocorrerá durante a Feira K , maior evento mundial do setor de plásticos e borrachas, realizada entre 16 e 23 de outubro, em Düsseldorf, na Alemanha.
Combinação de resinas PCR e renováveis
Desde o seu lançamento, em 2010, o portfólio sustentável da companhia I'm greenTM cresceu para compreender diversas soluções renováveis a partir de cana-de-açúcar. Agora, este portfólio está sendo expandido para incluir produtos com uma abordagem de Economia Circular, inclusive resinas PCR. Estas resinas são fabricadas a partir de produtos que foram reciclados e que continuam sendo recicláveis. Além disso, este ano, a Braskem estabeleceu uma parceria com a Embalixo, principal produtora brasileira de sacos de lixo, para a produção do primeiro saco com ação repelente de mosquitos, chamado "Embalixo Repelente". O produto é fabricado a partir de uma combinação de sacarias industriais previamente utilizadas pela Braskem na entrega de suas resinas e Polietileno Verde aos seus clientes. Ao plástico misto de resinas renováveis e recicladas é incorporada uma mistura de citronela, hortelã, limão e cravo que neutraliza o odor do lixo e repele os mosquitos. O material utilizado é atóxico e, portanto, não é prejudicial a insetos ou humanos.
Ciente da crescente relevância das Mudanças Climáticas, a Braskem está presente nas listas
CDP Climate A, CDP Water A e CDP Supply A
, tendo já reduzido o seu nível de emissões de gases do efeito estufa em 21% desde 2008. A Braskem desenvolveu ainda a solução "Filme Shrink com Zero Emissão de CO2", fabricado a partir de resinas PCR e renováveis. A combinação destes dois tipos de resina representa uma técnica relativamente nova de juntar sustentabilidade com a Economia Circular, em direção ao objetivo de zerar o saldo de emissões de CO2 no ciclo de produção do plástico. Ele permite que a emissão de CO2 originada do processo de reciclagem seja compensada pela fixação do carbono durante todo o ciclo produtivo do polietileno verde.
De acordo com Marco Jansen, diretor de Economia Circular da Braskem na Europa e Ásia, as iniciativas estão alinhadas às diversas ações da companhia de
promoção da sustentabilidade
e da economia circular desde a sua fundação. "A Feira K é um dos eventos mais importantes do nosso setor, reunindo importantes parceiros e players do mercado. Acreditamos que é o momento ideal para comunicarmos a expansão do nosso portfólio sustentável, reforçando nosso compromisso com a Economia Circular e apresentando as nossas iniciativas a um público relevante", comenta.
Aumento da demanda por soluções sustentáveis
Fabiana Quiroga, diretora de Economia Circular da Braskem na América Latina, explica que a demanda por soluções sustentáveis vem aumentando significativamente em praticamente todos os setores, em especial após grandes brand owners assumirem compromissos voluntários em prol da utilização de matérias-primas renováveis ou recicladas. "Temos nos unido a grandes clientes para desenvolver soluções em resíduo plástico pós-consumo que fechem o ciclo de produtos já existentes, tais como a partir do design que favoreça a reciclagem, logística reversa e apoio à cadeia de reciclagem. A expansão do portfólio I'm greenTM facilitará a identificação dos produtos que contribuam para avançarmos em soluções sustentáveis e da economia circular", afirma a executiva.
Quase dez anos de desenvolvimento de bioplástico
A marca I'm greenTM nasceu em 2010, junto com o primeiro bioplástico (Polietileno Verde) produzido em escala industrial no mundo, que tem a cana-de-açúcar como matéria-prima. O grande diferencial deste plástico de origem renovável é a captura de 3,09 toneladas de gás carbônico durante seu processo produtivo, que permanece fixado durante todo o ciclo de vida do produto final, contribuindo para a redução das emissões de gases do efeito estufa. O produto foi desenvolvido no Centro de Tecnologia e Inovação da Braskem, localizado no Polo Petroquímico de Triunfo, no Rio Grande do Sul, onde a empresa investiu US$ 290 milhões na construção de uma unidade industrial, com capacidade de 200 mil toneladas por ano.
Desde que foi lançado, o portfólio sustentável da companhia avançou e inclui hoje outras soluções produzidas a partir de cana-de-açúcar. Este é o
caso do EVA
(copolímero etileno acetato de vinila), desenvolvido em parceria com a norte-americana Allbirds, de São Francisco, Califórnia, e que vem sendo utilizado, desde o ano passado, na linha de calçados SugarFoam, combinando conforto, design e sustentabilidade. Além da aplicação no setor calçadista, a solução também pode ser utilizada em aplicações automotivas, de transporte, entre outras.
"A marca I'm greenTM ficou conhecida em todo o mundo por meio dos mais de 150 produtos que levam o logo. Graças à sua alta versatilidade, a resina é utilizada na fabricação de embalagens tanto de bens duráveis, como cadeiras e vasos, quanto de alimentos e produtos de higiene pessoal. A expansão do portfólio da marca, que inclui resinas renováveis, recicladas e uma combinação das duas, que lançaremos durante a Feira K, reforça a nossa estratégia de investir em produtos sustentáveis e inovadores, tornado tangível o nosso compromisso com a Economia Circular", conclui Gustavo Sergi, diretor de Químicos Renováveis da Braskem.
A
jornada da Braskem na Economia Circular
teve início em 2002, quando a companhia assumiu um compromisso público para utilização dos princípios de desenvolvimento sustentável na sua maneira de fazer negócios. Em 2018, a Braskem publicou um novo compromisso com a Economia Circular.
Para esclarecimentos adicionais à imprensa, favor contatar:
Fato Relevante
imprensa.braskem@agenciafr.com.br
Braskem nas redes sociais
Notícias Relacionadas

Se você é um profissional da imprensa, a Braskem tem um canal feito só pra você.
Acesse aquiPress Releases
Mais notícias
Braskem apresentará potencial projeto Transforma Rio durante cerimônia da Petrobras no Rio de Janeiro

Danone lidera inovação sustentável e lança embalagem mais leve, inspirada na natureza e com menor impacto ambiental

Atualização - Upsyde

Braskem e Ardent desenvolvem tecnologia para separar olefinas e parafinas

Braskem realiza a primeira venda de PE circular na América do Sul

Braskem registra EBITDA recorrente de R$ 1.321 milhões no 1T25, 121% superior ao do 4T24
Clientes
Seja cliente Braskem
Com uma estratégia pautada na economia circular de baixo carbono, desenvolvemos soluções inovadoras e mais sustentáveis, contribuindo para a criação de um futuro melhor para as pessoas e para o planeta.
Quer transformar o futuro com a gente?
Fale com nossa equipe
