bar
Contato
Todas as notícias
Press Releases • 2 de Outubro de 2024

Braskem anuncia colaboração com University of British Columbia no desenvolvimento de tecnologia para produzir metanol a partir do CO2

Companhia vai financiar o projeto por um ano visando desenvolver uma rota tecnológica viável para uma futura implementação industrial

A Braskem, maior produtora de resinas termoplásticas das Américas, e a University of British Columbia (UBC) anunciam colaboração para explorar a viabilidade da aplicação de um reator eletroquímico para a produção de metanol a partir de CO, um importante intermediário que pode ser obtido pela captura e conversão do CO2. O projeto, que terá duração de um ano, será financiado totalmente pela Braskem, como forma de buscar alternativas para uma produção cada vez mais sustentável.

"O metanol é um composto químico importante na indústria química que pode ser utilizado como matéria-prima em diversos processos produtivos. A rota eletroquímica explorada nesse projeto busca conseguir um produto com baixa pegada de carbono e reduzir o custo total de produção da solução integrada, incluindo a geração in situ de hidrogênio de baixo carbono, o que irá torná-lo mais atrativo economicamente", diz Márcio Rebouças, líder da Plataforma de Tecnologias de Descarbonização da Braskem.

O produto, também conhecido como álcool metílico, é um composto químico de extrema importância para diversas indústrias e atualmente é obtido a partir de fontes não-renováveis, tais como carvão e gás natural. A rota a ser explorada no projeto poderá trazer um impacto positivo do ponto de vista de sustentabilidade, de modo a contribuir para o combate às mudanças climáticas. E isso porque o uso do CO2, previamente capturado, leva à produção de metanol com menor pegada de carbono. Atualmente, já é possível integrá-lo à cadeia petroquímica, uma vez que existe a possibilidade de converter o metanol em olefinas e aromáticos ou utilizá-lo diretamente como combustível.

"Estamos entusiasmados em colaborar com a Braskem para demonstrar a conversão de CO a metanol em um reator de membrana pela primeira vez", comenta Curtis Berlinguette, pesquisador e professor de Química e Engenharia Química e Biológica na UBC. "Minha equipe já demonstrou anteriormente que nosso reator de membrana, que chamamos de 'Thor', é capaz de impulsionar a produção de peróxido de hidrogênio, biodiesel e produtos farmacêuticos usando apenas água e eletricidade. Este projeto com a Braskem oferece uma oportunidade promissora de expandir o escopo do Thor para incluir a produção de metanol", ressalta.

O trabalho em conjunto com a universidade canadense será mais uma forma da Braskem construir soluções para atingir suas metas vinculadas ao desenvolvimento sustentável, especialmente com relação ao alcance da neutralidade de carbono. A companhia projeta reduzir em 15% suas emissões de GEE até 2030 e alcançar a neutralidade de carbono até o ano de 2050. "A Braskem tem firmado várias colaborações ao longo dos últimos anos para estudar e desenvolver alternativas para o uso do CO2 gerado nas operações industriais. Agora, com esse novo projeto, pretendemos expandir a nossa atuação com a área acadêmica e colaborar no fomento de pesquisas inovadoras e disruptivas vinculadas às grandes instituições de ensino no exterior", explica Rebouças.

 

Para esclarecimentos adicionais à imprensa, favor contatar:

 

Fato Relevante
imprensa.braskem@agenciafr.com.br

 

 

Braskem nas redes sociais

Facebook | Linkedin | Twitter

Imprensa

Se você é um profissional da imprensa, a Braskem tem um canal feito só pra você.

Acesse aqui

Clientes

Seja cliente Braskem

Com uma estratégia pautada na economia circular de baixo carbono, desenvolvemos soluções inovadoras e mais sustentáveis, contribuindo para a criação de um futuro melhor para as pessoas e para o planeta.

Quer transformar o futuro com a gente?

Fale com nossa equipe