Os copolímeros de etileno e acetato de vinila (EVA) são termoplásticos que fazem do EVA um produto competitivo em relação a outros termoplásticos e alguns tipos de borrachas, sendo utilizado no segmento de calçados. Têm como característica principal uma excelente flexibilidade e maleabilidade, além de alta resistência à quebra e fácil processamento.
Os solventes da Braskem, presentes nas principais formulações de adesivos e selantes, auxiliam no processo de adesão e otimização da secagem da cola. As soluções neste segmento apresentam vantagens, como solvência (Braskem Pluract™, Tolueno e Xileno) e versatilidade (Braskem Ezolem™), sendo essenciais para adesivos e formulações usados na fabricação de calçados.
O PVC é um dos principais materiais utilizados no segmento de calçados por conta de sua alta disponibilidade, excelente relação benefício-custo, versatilidade, facilidade de ajuste de suas características em função da aplicação (transparente ou opaco, brilhante ou fosco, compacto ou expandido, ampla faixa de durezas, etc).
Aditivos para a formulação dos compostos de PVC estão disponíveis a custos muito competitivos e permitem a execução de projetos com soluções inovadoras para a economia de baixo carbono ou mesmo carbono proveniente de fontes renováveis.
Projetos de calçados produzidos em PVC são de rápida implementação, seja pelo imenso parque transformador instalado, seja pela simplicidade de execução dos moldes com investimentos muito competitivos. Além de tudo isso, o PVC ainda é 100% reciclável, o que facilita a implementação de projetos de economia circular.
Confira as principais vantagens oferecidas pelo PVC:
-
100% reciclável e pode ser reciclado inúmeras vezes.
-
Não utiliza metais pesados.
-
Expansível.
-
Resistente.
-
Totalmente atóxico e inerte. É, inclusive, utilizado em aplicações hospitalares.
-
Resistente à propagação de chamas.