Economia circular com impacto social? Sim, é isso que buscamos ao investir em ações de incentivo ao consumo consciente e descarte adequado de resíduos plásticos.
Neste projeto de educação ambiental em escolas desenvolvido pela Braskem, o objetivo é destacar a importância da destinação adequada de cada tipo de resíduo. Os resíduos plásticos podem ser trocados por simbólicos plasticoins, que são revertidos em alimentos, itens de higiene, material escolar e brindes. A iniciativa inclui o encaminhamento dos resíduos coletados para cooperativas, fomentando a cadeia de reciclagem e a geração de renda para centenas de pessoas que trabalham com a separação de resíduos.
O projeto da Braskem com a startup SOLOS é uma ação de incentivo à reciclagem que colabora para ampliar o olhar das pessoas para o descarte adequado de resíduos recicláveis. A ação ocorre periodicamente e a cada edição conta com parceiros específicos. O Braskem Recicla já coletou dezenas de toneladas de materiais recicláveis em diversas regiões do Brasil, impactando positivamente na mudança de hábitos das pessoas e na renda de trabalhadores de cooperativas.
Em parceria com a startup Casa So+ma e a Limpec, empresa de limpeza pública de Camaçari (Bahia), a Braskem está trabalhando para o fomento da coleta seletiva no município baiano. Os resíduos recicláveis descartados pela população nos pontos de coleta são convertidos em pontos do Programa So+ma Vantagens. Os materiais coletados são destinados a cooperativas da região. A Casa So+ma foi uma das startups aceleradas pelo Braskem Labs. Saiba mais
O Parque do Ibirapuera está atuando para ser o parque mais sustentável da América Latina, com meta de ser aterro zero até 2025, e a Braskem faz parte dessa jornada. A companhia uniu forças à gestora do Ibirapuera, a Urbia, para mudar o destino do lixo da área verde mais admirada da cidade de São Paulo, incentivando o descarte adequado e viabilizando a reciclagem. Saiba mais
Desde 2014, o Ser+ promove a inclusão social e o desenvolvimento socioeconômico dos trabalhadores de cooperativas de triagem de resíduos, colaborando para fomentar o desenvolvimento da cadeia de reciclagem no Brasil. A Braskem atua com parceiros investindo em equipamentos e capacitação para que as cooperativas possam aumentar sua produtividade e renda.
Realizado no México, pela Braskem Idesa e, desde 2017, adotado pela Associação Nacional da Indústria Química (ANIQ), o projeto fomenta dinâmicas de educação para identificar os resíduos plásticos, incentivando a reciclagem e o descarte adequado. Atualmente, o programa é realizado nas comunidades próximas ao complexo de Nanchital, Veracruz; na Faculdade de Química da UNAM na Cidade do México e se expandiu para uma das principais cidades do país: Guadalajara. Saiba mais
O objetivo desta iniciativa apoiada pela Braskem Idesa, no México, é retirar resíduos plásticos das ruas e transformá-los em renda para as famílias da região do município de Nanchital, no estado de Veracruz. O programa promove a educação ambiental e a economia local, valorizando o envolvimento da população e a cadeia de valor da reciclagem.
A Braskem e o time de futebol americano Philadelphia Eagles estão juntos desde 2018 em prol da educação ambiental e fomento à economia circular. A ação colaborativa inclui uma plataforma de educação online para 30 escolas da região da Filadélfia com foco em Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática (STEM). Além disso, a parceria conta com ação de coleta e reciclagem de tampas de garrafas e outros materiais plásticos utilizados no estádio Lincoln Financial Field e no centro de treinamento do time.
Tecnologias inovadoras capazes de transformar processos industriais, acelerar a economia circular do plástico e trabalhar a favor do desenvolvimento sustentável são alvos de nossos estudos. Estamos investindo para chegar mais longe!
Estamos desenvolvendo uma tecnologia que viabiliza a produção de plásticos e químicos a partir de um processo circular com redução de CO2 em comparação ao modelo tradicional da reciclagem química.
O processo, que utiliza um catalisador exclusivo e incorpora o gerenciamento eficiente de calor, reduz a necessidade de fontes de energia externas, funcionando como uma tesoura, que quebra o resíduo plástico em químicos básicos, que são então utilizados para produzir os plásticos presentes em diferentes itens do nosso dia a dia.
O projeto piloto está previsto para 2025 e a tecnologia deve estar disponível em escala até 2030.
Saiba maisA essência da economia circular passa por ações originais, acessíveis e interligadas, como o design circular. Afinal, repensar o design de produtos e embalagens é uma tarefa que envolve responder a desafios, abraçar novas ideias, compartilhar e conquistar conhecimento.
O Cazoolo é o 1º Centro de Desenvolvimento de Embalagens para Economia Circular do Brasil. Inaugurado em 2022, em São Paulo, é um espaço para marcas, indústrias, startups, universidades e designers pensarem juntos a etapa de design de embalagens, com base em conceitos de Design for Environment (DfE) e Análise de Ciclo de Vida (ACV).
Conheça o Cazoolo, uma iniciativa que se conecta com o ecossistema de economia circular da Braskem.