Químicos circulares: reutilização e valorização dos resíduos do processo produtivo da Braskem

A busca da Braskem por ampliar sua oferta de soluções sustentáveis vai muito além das resinas termoplásticas e inclui também a produção de químicos, que fazem parte da cadeia produtiva das mais diversas indústrias.

Para isso, temos nos dedicado a desenvolver um portfólio de químicos cada vez mais sustentável, que se origina do aproveitamento de resíduos do próprio processo produtivo da Braskem ou da reciclagem química de plásticos.

"Com os químicos circulares, a Braskem tem conseguido resultados importantes, como a redução de resíduos da nossa produção e a expansão do atual portfólio, colocando no mercado opções de químicos que aliam qualidade, segurança, performance e menor impacto ambiental", explica Renato Pellicci, líder de estratégia e desenvolvimento de mercado de Solventes da Braskem. "Isso traz impactos positivos para toda a cadeia de valor de químicos e para a sociedade à medida que fortalece a economia circular, aumentando a presença de matéria-prima sustentável em uma série de produtos que fazem parte do dia a dia das pessoas", completa.

Plataforma de Solventes Circulares: equipe mobilizada para inovar

Na Braskem, o desenvolvimento de químicos circulares conta com o trabalho da Plataforma de Solventes Circulares, uma frente interna de pesquisa com equipes focadas em estudar oportunidades para viabilizar novos produtos circulares, analisando os melhores caminhos para a produção desses químicos.

"Há um forte movimento interno de inovação que está engajando nossos integrantes em desbravar esse território, considerando o nosso ambiente interno de produção, além dos ambientes de nossos clientes e parceiros", pontua Pellicci. "A Plataforma de Solventes Circulares reúne diversas iniciativas que estão caminhando em paralelo na companhia, com grande potencial de se tornarem realidade, inclusive no curto prazo", ressalta.

O processo ocorre por meio do mapeamento minucioso dos fluxos de resíduos das unidades de polietileno (PE) e polipropileno (PP) da Braskem. A partir disso, são definidas as estratégias para agregar valor a cada um desses fluxos, utilizando modelos de negócios circulares e inovadores.

O trabalho tem rendido frutos e hoje o portfólio de solventes circulares da Braskem já conta com dois produtos: o Hexano Circular e o Sensitis 17/21 Circular, além de muitos outros em desenvolvimento. "A boa aceitação do mercado é demonstrada pelos ganhos decorrentes da comercialização destes produtos, que superou o montante de 1 milhão de dólares no último ano", conclui Pellicci.  

Conheça os químicos circulares do portfólio Wenew:

Hexano Circular:
primeiro solvente circular da Braskem, o Hexano Circular é uma alternativa competitiva e de qualidade, combinando sustentabilidade e performance. Solvente hidrocarbônico alifático proveniente do processo produtivo de poliolefinas, o Hexano Circular pode ser aplicado nos mercados de adesivos, borrachas, tíneres, entre outros.

Sensitis 17/21 Circular: solvente hidrocarbônico isoparafínico, proveniente do processo produtivo de poliolefinas, combina a circularidade, a produção local e o alto desempenho, sendo uma solução sustentável completa para diferentes aplicações. Apresenta baixíssima concentração de compostos aromáticos e baixas reatividade e toxicidade, resultando em um solvente mais seguro às pessoas e ao ambiente. Entre suas principais aplicações estão limpeza industrial e desengraxante, tintas e home care.

Além dos solventes, a Braskem ainda possui outros químicos circulares como:

Solução Cáustica Circular: solução alcalina reciclada, originada a partir do reciclo de uma solução aquosa de lavagem de gases no cracker. É uma excelente alternativa sustentável para o processo de reposição de químicos devido à sua elevada eficiência de caustificação e presença de sulfetos. Suas principais aplicações são as embalagens de papel e celulose e saponáceos.

Quer saber mais a respeito dos produtos circulares da Braskem? Acesse nossa página aqui e saiba mais.

Outras Notícias

Ver mais notícias