
Tecnologia inovadora e de última geração para reciclagem química
Um mundo em que mais plásticos possam ser reciclados, em que os resíduos plásticos possam ser eliminados ao serem reaproveitados e em que haja baixa emissões de CO2 .essa é base da economia circular do plástico e a realidade que buscamos todos os dias na Braskem por meio de diversas iniciativas.
Uma delas, anunciada ao mercado no último mês de julho, é uma tecnologia inovadora e de última geração de reciclagem química, que está sendo desenvolvida pela Braskem e conta com resultados promissores.
Como funciona a nova tecnologia em desenvolvimento?
O grande diferencial do processo é a utilização de um catalisador exclusivo que faz com que haja o gerenciamento eficiente de calor, reduzindo a necessidade de fontes de energia externa.
O resultado é uma tecnologia capaz de produzir plástico a partir de um processo circular com redução significativa na emissão de CO2 e, em comparação com as tecnologias tradicionais e já existentes de reciclagem química..
"Hoje, a tecnologia está sendo desenvolvida e estamos aumentando a escala do nosso reator, que fornecerá dados importantes em apoio à nossa futura expansão. O projeto piloto está previsto para 2025 e a tecnologia deve estar disponível em escala até 2030", afirma Jan Kalfus, gerente global de Catálise de
Bioprocessos e Circularidade da Braskem. "Esse projeto colabora fortemente para nossos compromissos de eliminação de resíduos plásticos e combate às mudanças climáticas", completa.
Clique aqui para conhecer nossos compromissos e metas.
Você sabe o que é a reciclagem química?
A reciclagem química é um processo em que o plástico se transforma novamente em matéria-prima circular para um novo produto, seja plástico ou químico.
A Braskem tem investido em uma série de projetos e iniciativas para aperfeiçoar tecnologias existentes de reciclagem química, além de desenvolver tecnologias disruptivas para essa nova cadeia de valor.
Para saber mais
Clique aqui para ler uma entrevista sobre reciclagem avançada e os projetos da Braskem nesta área.