Braskem reforça compromisso com o desenvolvimento industrial do Rio de Janeiro durante lançamento da publicação Petroquímica e Fertilizantes 2025, lançado pela Firjan

Com foco no programa Transforma Rio, Braskem reforça atuação integrada para impulsionar inovação, competitividade e desenvolvimento industrial no estado
A Braskem, petroquímica global que desenvolve soluções sustentáveis da química e do plástico para melhorar a vida das pessoas, participou nesta quinta-feira (04) do lançamento da publicação Petroquímica e Fertilizantes 2025, realizada pela Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan), na sede da Federação, no Centro do Rio de Janeiro.O evento reuniu representantes do governo, lideranças industriais e executivos das principais empresas do setor para debater perspectivas, investimentos e estratégias para o fortalecimento da cadeia petroquímica e de fertilizantes no Rio de Janeiro. A programação incluiu um painel empresarial com a presença de Sergio Saccomandi, diretor industrial da Braskem Rio de Janeiro, que reforçou o papel estratégico do estado no desenvolvimento da indústria química nacional.
Durante o encontro, Saccomandi destacou os avanços do Transforma Rio, projeto estruturante da Braskem que visa expandir a capacidade de produção das unidades industriais de etileno e polietileno, em Duque de Caxias/RJ em 45%, reforçando o compromisso da companhia com o desenvolvimento sustentável do polo. "O Rio de Janeiro ocupa um papel central para a Braskem e para toda a cadeia petroquímica brasileira. Com o Transforma Rio, estamos construindo um novo ciclo de desenvolvimento industrial no estado, baseado em inovação, eficiência e responsabilidade. O projeto tem nos permitido elevar padrões operacionais, ampliar investimentos e gerar impactos positivos que extrapolam nossos muros. Acreditamos que fortalecer a indústria é fortalecer o Rio e o Brasil".O diretor também ressaltou que o ambiente de diálogo promovido pela Firjan e pelas entidades presentes é fundamental para consolidar estratégias de crescimento integrado entre setor produtivo, governos e instituições de pesquisa. "A construção de uma agenda industrial robusta passa necessariamente por colaboração e visão de longo prazo. Iniciativas como o estudo anual Petroquímica e Fertilizantes ajudam a iluminar caminhos e reforçam a importância de atuarmos de forma conjunta para ampliar competitividade, estimular inovação e garantir segurança energética e industrial. A Braskem está comprometida em ser parte ativa desse processo no Rio de Janeiro.", completou.
O evento contou ainda com a participação de representantes do Ministério da Agricultura e Pecuária, BNDES, Embrapa, Petrobras, Porto do Açu, entidades setoriais e empresas da cadeia química, encerrando a programação com as perspectivas das lideranças industriais sobre os próximos passos do setor.
Ao participar da construção de agendas estratégicas como a da Petroquímica e Fertilizantes 2025, a Braskem reforça sua visão de futuro para o Rio de Janeiro: um polo industrial mais moderno, mais seguro, mais integrado e capaz de gerar oportunidades de desenvolvimento para toda a sociedade. Com o Transforma Rio, a companhia segue trabalhando para consolidar um novo ciclo de crescimento sustentável, combinando inovação, eficiência e impacto positivo ao Meio Ambiente e nas comunidades do entorno.
