sobre a braskem na bahia

Há 20 anos fazemos parte da história da economia da Bahia, colaborando para o desenvolvimento econômico e social da região. Mas, se considerarmos a história das empresas que nos deram origem, essa relação com o estado é ainda mais longa, tendo iniciado em 1978, com a criação do Polo Industrial de Camaçari.
No complexo, contamos com oito unidades industriais: Q 1 OLE BA, Q1 Reforma BA, Q1 ARO BA, Q1 ESP BA (petroquímicos básicos), PE 1 BA, PE 2 BA e PE 3 BA (polietileno) e MVC/PVC 1 BA (PVC). Também integram nossas operações um terminal portuário em Candeias, no Porto de Aratu, e um escritório administrativo, em Salvador.
destaque em camaçari

Direcionamos mais de 80% da nossa produção no estado ao mercado brasileiro, em sua maioria ao mercado baiano.
Nossas unidades seguem a estratégia de economia e reuso de água, além de outras iniciativas voltadas para a eficiência energética, com consequente redução da emissão de carbono e melhoria em competitividade.
a braskem bahia em números
As unidades Braskem localizadas na Bahia apresentam números expressivos para nossa companhia.

+ de 6.600
empregos diretos e indiretos (jul/22)+ de 5 milhões
de toneladas de petroquímicos básicos e resinas termoplásticas produzidas por ano+ de 28 mil
pessoas beneficiadas em 2021 com em ações sociais+ de R$ 9 milhões
em investimentos em programa socioambientais nos anos de 2021 e 2022acontece
Acompanhe informações de destaque da Braskem na Bahia.

29ª CERIMÔNIA DO PRÊMIO BRASKEM DE TEATRO
No dia 29/11, a partir das 19h, assista a cerimônia do Prêmio Braskem de Teatro 2024 pelo canal do YouTube ( link ) e conheça os ganhadores da 29ª. Edição. Em um grande ato que celebra o teatro baiano e promove a inclusão e a diversidade, a cerimônia de premiação, intitulada Afeto, um Auto de Amor ao Teatro, será uma homenagem a todas as edições da iniciativa. Os espetáculos serão avaliados segundo a 9 categorias da premiação: Melhor Ator, Atriz, Texto, Revelação, Espetáculo Adulto, Espetáculo Infanto Juvenil, Direção, Performance e Categoria Especial.
Patrocinado pela Braskem e pelo Governo do Estado, por meio do FazCultura, o prêmio tem como objetivo de incentivar, valorizar e reconhecer o talento dos profissionais das artes cênicas da Bahia.

DESFILE MARCA ENCERRAMENTO DO PONTO DA MODA
Dia 28/10, no bairro do Uruguai, mais de 50 criações de moda foram apresentadas no desfile de encerramento da primeira turma do curso de operação polivalente do setor de confecções. O Ponto da Moda é uma iniciativa patrocinada pela Braskem e realizada pela Lavoro Brasil, que oferece conhecimentos nas áreas de Costura Industrial, Desenho Técnico, Modelagem e Sustentabilidade. As peças sustentáveis foram desenvolvidas por 31 alunos, moradores da Península de Itapagipe, utilizando técnicas como upcycling, que utiliza materiais recicláveis para confecção das peças e foram apresentadas por eles mesmos durante a cerimônia.
O curso foi composto por 350 horas de aulas, com módulos específicos de desenho técnico aplicado e modelagem técnica aplicada, com uma abordagem voltada a sustentabilidade e meio ambiente. O Ponto da Moda está em sua segunda edição, com o objetivo de formar costureiros com habilidades na operação de diferentes máquinas utilizadas na indústria têxtil e foco na economia circular. No início deste mês de novembro uma nova turma com mais 40 alunos começa uma nova jornada que será finalizada em março de 2024.
MAIS DE 5 MIL PESSOAS PRESENTES NO TAMAR CULTURAL
No dia 04/11 o Projeto Tamar Cultural encerra sua agenda de ações em Praia do Forte, com a participação da banda Brazil Afro Symphonic com Armandinho Macêdo, Olodum e Yacoce Simões e da banda Feita por Nós. Além do show instrumental, haverá um workshop de arte e sustentabilidade com o artista visual e grafiteiro Diogo Galvão, que tem o objetivo de ensinar ao público formas de criar obras de arte originais usando materiais recicláveis.
Já no dia 8 de novembro, o projeto Quabales realizará uma "Oficina de Musicalização", para estudantes de escolas públicas da região, utilizando materiais reciclados para ensinar aos participantes sobre música e ritmo. Mais de 5 mil pessoas participaram desta 3ª edição do projeto Tamar Cultural, iniciativa patrocinada pela Braskem e Unigel. Com o apoio de parceiros locais, todos os resíduos gerados no evento serão destinados para a reciclagem. Clique aqui e saiba mais.
QUILOMBO SUSTENTÁVEL FINALIZA CAPACITAÇÃO
No dia 19/10, 18 mulheres residentes em Pitanga dos Palmares, Simões Filho, finalizaram o curso em produção de alimentos orgânicos, desenvolvido pelo projeto Quilombo Sustentável, umas das iniciativas realizadas no 1º Edital Braskem: Projetos que Transformam 2023.
A iniciativa capacitou mulheres quilombolas e possibilitou a criação de uma nova fonte de renda, estimulando o empreendedorismo e novos conhecimentos. As participantes aprenderam técnicas de produção, processamento e conservação de hortaliças orgânicas e, também desenvolveram habilidades de gestão e comercialização de produtos. Além disso, conceitos de alimentação saudável e sustentabilidade foram abordados, incluindo a importância da preservação das nascentes e matas próximas da região.

CONFIRA O RESULTADO DO 2º EDITAL BRASKEM ''PROJETOS QUE TRANSFORMAM''
Das 60 iniciativas da Bahia que foram inscritas na 2ª edição do Edital Braskem "Projetos que Transformam", duas foram selecionadas para serem realizadas em 2024.
Uma das iniciativas foi o projeto "Educação Integrada em Literatura, Matemática e Artes" (Digital e Musical), do Grupo de Mãe Nossa Senhora do Ampar que tem o objetivo de promover o desenvolvimento profissional e pessoal, dos jovens de 4 a 15 anos do bairro do Gravatá, em Camaçari, por meio de oficinas de leitura, edição de áudio e vídeo e outros. A outro projeto selecionado foi o "Nosso Bordado", da Associação das Rendeiras de Dias d´Ávila que capacitará 160 jovens e adultos, a partir de 14 anos nas técnicas de renda de bilro, bordado a mão, crochê, costura e modelagem, artesanato em couro e lapidação em vidro.
Os vencedores foram avaliados em cinco etapas: análise eliminatória, técnica classificatória, documental inicial, estratégica e documental final. Clique aqui e veja a lista com os projetos ganhadores em todo o Brasil.

CONHEÇA OS LIVROS PRODUZIDOS COM PLÁSTICO PÓS CONSUMO
No último sábado 21/10 aconteceu o lançamento dos cinco livros da coleção "Eu Vim da Bahia Mirim" , iniciativa patrocinada pela Braskem e Governo do Estado da Bahia e realizada pela Caramurê Publicações. As obras impressas em Vitopaper, papel sintético produzido a partir da reciclagem de plásticos pós-consumo.
O lançamento contou com a presença das autoras e ilustradoras, e com a apresentação do espetáculo "Da Bahia Eu Vim", criado pelo grupo CORRUPIO, que colocou crianças e adultos para brincarem ao som de ritmos da Bahia. Nesta edição, novas personalidades baianas são homenageadas por sua contribuição para a sociedade, são eles: Mãe Menininha, Frans Krajcberg, Carlinhos Brown, Maria Quitéria e Myriam Fraga. Além dos livros, o projeto envolve ações de contação de histórias em escolas e espaços públicos e vídeos que serão veiculados em breve.

Braskem presente na COBEQ 2023
Entre os dias 04 e 05/10 aconteceu o 24° Congresso Brasileiro de Engenharia Química (COBEQ), em Salvador. O evento que acontece anualmente, tem o objetivo de promover troca de experiências e discussões sobre a área Química e seus avanços. Nesta edição, além de patrocinadora, a Braskem também realizou apresentações de estudos acadêmicos dentro do Congresso. Como parte da programação, a Gerente de Descarbonização da Braskem, Gabriela Cravo, esteve presente na abertura do COBEQ, abordando o Programa de Descarbonização promovido pela Braskem para reduzir as emissões de gases de efeito estufa na Bahia.
''Um exemplo dessa forma de trabalho é o Grupo de Descarbonização Industrial no COFIC (Comitê de Fomento Industrial de Camaçari), formado com o propósito de compartilhar as melhores práticas em descarbonização de empresas que compõem o Polo Industrial de Camaçari", explica Cravo em uma de suas falas.
Clique aqui para saber mais informações sobre o evento.

PROGRAMAÇÃO COM ENTRADA GRATUITA NO PROJETO TAMAR
Nos dias 12 e 13 de Outubro o Tamar Cultural, projeto patrocinado pela Braskem, receberá uma programação especial, em homenagem ao Dia das Crianças, com o objetivo de trazer conteúdos sobre educação ambiental e conscientização a cerca do descarte correto para os visitantes. O primeiro dia de programação será com o grupo "PUMM" Por Um Mundo Melhor com uma mistura de música, brincadeira e mensagens de reflexão sobre respeito ao próximo.
Já na programação de sexta-feira o entretenimento será comandado pelo o espetáculo "Tringuilim - No tempo em que os bichos falavam", da Cia Teatro Griô uma sessão de contos populares de tradições diversas, narrados por cantigas e versos recheados de encantamento, humor e aventura. Este evento marca o 4º fim de semana do calendário do Tamar Cultural, todos os resíduos gerados pelas atividades do projeto, serão separados e entregues para cooperativas parceiras da região. Para saber mais acesse aqui .

MOSTRA DO PRÊMIO BRASKEM DE TEATRO COM PREÇOS POPULARES
De 18/10 a 19/11, os onze espetáculos teatrais e performances que concorrerão a mais tradicional premiação das artes cênicas da Bahia estarão em cartaz a preços populares em diversos espaços culturais de Salvador. Integram a mostra as peças O Rabo e a Porca; Saudades, João; Flor de Julho; [sem] Drama; Dandara na Terra dos Palmares; A Saga de João Caixote; Adelino; Monólogo das Sombras e Maldita Seja, além das performances Eu Estou Aqui e Peito Aberto.
O Prêmio Braskem de Teatro é realizado pela Caderno 2 Produções, com patrocínio da Braskem, e neste ano a comissão julgadora escolherá os espetáculos ganhadores, formados por grandes nomes da arte como ator e jornalista Arlon Souza, pela atriz e doutora em Artes Cênicas Mônica Santana. Os espetáculos serão avaliados segundo a 9 categorias da premiação: Melhor Ator, Atriz, Texto, Revelação, Espetáculo Adulto, Espetáculo Infanto Juvenil, Direção, Performance e Categoria Especial. Saiba mais aqui ..jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)

-thumb.jpg)
-thumb.jpg)
-thumb.jpg)
-thumb.jpg)
-thumb.jpg)
-thumb.jpg)
-thumb.jpg)





iniciativas locais

Adotamos, em 2023, duas turmas do 3º ano do Ensino Fundamental I, no Centro Educacional Santo Antônio (CESA), em Simões Filho, possibilitando que 64 crianças tenham acesso não apenas à educação básica, mas também à alimentação, assistência psicossocial e a atividades esportivas. O CESA faz parte das Obras Sociais Irmã Dulce (OSID).

Patrocinamos o Baú das Artes, por meio da Lei Rouanet, visando oferecer ferramentas criativas para contribuir com a educação de alunos do Ensino Fundamental I da rede pública de Dias d’Ávila. Realizado pela Evoluir, o projeto promove a capacitação de educadores, para que possam utilizar os baús da iniciativa como recurso pedagógico no processo de desenvolvimento das crianças. A ação está alinhada à Agenda 2030 de Desenvolvimento Sustentável da ONU.

Estimulamos a reflexão sobre o descarte consciente e o pós-consumo por meio de iniciativas como o Braskem Recicla. Em uma estrutura geodésica, instalada em diferentes locais a cada edição, crianças e adultos têm uma experiência sustentável, participando de jogos, aprendendo com uma exposição e entregando resíduos. Já promovemos cinco edições na capital baiana, impactando aproximadamente 13 mil pessoas, arrecadando 54 toneladas de resíduos e gerando uma renda de mais de R$90 mil para cooperativas de reciclagem. O projeto é uma realização da startup Solos e conta com nosso patrocínio e apoio institucional da Prefeitura de Salvador, por meio da Secretaria de Sustentabilidade e Resiliência (SECIS), e da Empresa de Limpeza Urbana de Salvador (Limpurb). Em Camaçari, teve o apoio da Prefeitura de Camaçari, por meio da Limpec. A ação já foi expandida para outros estados.

Oferecemos o ensino da capoeira, aliado ao acompanhamento pedagógico, a 100 crianças e adolescentes de Camaçari, por meio do projeto Capoeiragem Mirim. Em sua 2ª edição, a iniciativa ainda promove temas relacionados a sustentabilidade e descarte correto de resíduos em eventos realizados com os alunos e suas famílias. Conta com nosso patrocínio e também do Governo do Estado por meio do Fazcultura.

A coleção homenageia personalidades baianas nos livros feitos em Vitopaper®, um papel sintético produzido a partir de plásticos reciclados pós-consumo, que não rasga, não molha e absorve 20% menos tinta na impressão. O projeto tangibiliza uma das formas de uso sustentável do plástico, reforçando o nosso compromisso com a Economia Circular.
As duas últimas edições da coleção tiveram livros adotados por diversas escolas baianas e deram luz a personagens importantes da nossa história: Gregório de Matos, Luis Gama, Cid Teixeira, Martagão Gesteira, Irmã Dulce, Riachão, Tia Ciata, Ana Nery, Milton Santos, Theodoro Sampaio, Castro Alves e Anísio Teixeira. O projeto foi idealizado e realizado pela Caramurê e conta com o nosso patrocínio e do Governo do Estado da Bahia, por meio do Programa Estadual de Incentivo à Cultura, o Fazcultura.

Apoiamos iniciativas que promovam a inovação, como Corais de Maré. O projeto visa recuperar corais nativos da Baía de Todos os Santos com tecnologia inédita, que utiliza o plástico e outros materiais recicláveis para potencializar o crescimento da espécie Millepora alcicornis. Além de trazer benefícios ao meio ambiente, a iniciativa estimula o desenvolvimento da Ilha de Maré com a formação de jovens da região em agentes ambientais, multiplicando conhecimento e ações socioambientais em suas comunidades. A ação é uma realização da Carbono 14, em parceria com a Universidade Federal da Bahia (UFBA) e o Instituto de Pesca Artesanal de Ilha de Maré (IPA).

Nos preocupamos com as comunidades em que estamos inseridos e por isso, durante a pandemia, criamos um fundo comunitário para auxiliar famílias em situação de vulnerabilidade presentes em nosso entorno, com doações emergenciais de alimentos e itens de higiene. Foram mais de 150 mil pessoas beneficiadas com a doação de cerca de 43 mil cestas básicas para instituições sociais e catadores de recicláveis na Bahia, além de mais de 8.500 kits de higiene e limpeza. As doações foram realizadas em parceria com instituições sociais que atendem comunidades carentes em Salvador e Região Metropolitana.

No início desse ano, doamos cerca de 50 mil kits de higiene e limpeza a famílias atingidas pelas chuvas no sul da Bahia, totalizando mais de 545 mil produtos. Também incentivamos uma ação de voluntariado que mobilizou os integrantes a contribuírem com a campanha "Abrace a Bahia", promovida pela Central Única das Favelas (Cufa). Multiplicamos cada valor doado por quatro e revertemos o montante em uma nova doação para a Federação das Indústrias do Estado da Bahia (Fieb), que arrecadou recursos para os desabrigados.

Lançamos, em 2022, nosso primeiro edital para apoiar até 15 iniciativas voltadas ao desenvolvimento local e sustentável de comunidades onde atuamos. Cada projeto selecionado vai receber recursos de até R$ 80 mil, totalizando um investimento de R$ 1 milhão em cinco estados: Bahia, Rio de Janeiro, São Paulo, Rio Grande do Sul e Alagoas. Na Bahia, foram selecionados 3 trabalhos, de um total de 55 inscritos.

Por meio de uma parceria com o Instituto Akatu, disponibilizamos uma rede de aprendizagem online para formação de professores sobre consumo consciente e sustentabilidade. Com esse suporte, os docentes realizam atividades com os alunos sobre reciclagem e consumo consciente de água. A ação é realizada em Dias d’Ávila. Anteriormente, também já foi promovida nos municípios de Camaçari e Candeias.

Em parceria com o SENAI, promovemos a capacitação de 99 moradores da Região Metropolitana de Salvador (RMS), por meio de cursos técnicos gratuitos nas áreas de Caldeireiro de Manutenção, Pintor de Obras e Montador de Andaimes. As aulas são realizadas, na modalidade presencial, na unidade do SENAI em Camaçari. A iniciativa tem o objetivo de melhorar a empregabilidade de jovens e adultos que vivem no entorno do Polo Industrial de Camaçari. O Programa de Qualificação Profissional é uma das iniciativas da Braskem na área de educação, que é um dos pilares da companhia de Responsabilidade Social. Os cursos não garantem a contratação dos alunos, mas contribuem para melhorar a condição de empregabilidade deles.

Apoiamos os fundos municipais dos Direitos da Criança e do Adolescente (FMDCA) de Simões Filho e de Camaçari; e o Fundo Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa (FMDPI) de Camaçari, com recursos de mais de R$ 1,1 milhão. O objetivo foi contribuir com projetos sociais que atendem crianças, adolescentes e idosos nos municípios da Região Metropolitana de Salvador (RMS).

Preparamos estudantes do ensino médio para o mercado de trabalho, em parceria com a Junior Achievement. O projeto contempla a aplicação de uma Trilha de Aprendizagem com 3 programas de curta duração, totalizando 15h de carga horária. A edição 2022 contou com a participação de aproximadamente 90 alunos do ensino médio do Colégio Municipal São Tomaz de Cantuária, em Camaçari. Os programas escolhidos foram: o futuro do trabalho; meu dinheiro, meu negócio e gestão de projetos.

Através do ensino e da prática musical de forma coletiva, contribuímos com o desenvolvimento e a integração social de crianças, adolescentes e jovens, prioritariamente em situações de vulnerabilidade. O projeto, realizado em parceria com o Neojiba, prevê a realização de atividades de musicalização para 120 crianças entre 6 e 8 anos, além da capacitação de jovens monitores.

Doamos os recursos necessários às obras de requalificação do Núcleo de Apoio Psicossocial (NAP) do Centro Educacional Santo Antônio (CESA), que faz parte das Obras Sociais Irmã Dulce (OSID). O espaço de 90 metros quadrados foi reinaugurado em março de 2023, disponibilizando recepção com espera, três salas reversíveis para atendimento individual e uma sala administrativa. A reforma ainda incluiu pintura, instalações elétricas e de ar-condicionado, além de troca de piso, portas, luminária e forro, que passou a ter proteção acústica.

Reforçamos a importância da coleta seletiva, a conscientização e a destinação correta de resíduos recicláveis ao promover o Plastitroque, que incentiva a troca de plásticos recicláveis por alimentos e itens de limpeza. Em 2022, realizamos a terceira edição da iniciativa em escolas de Dias d’Ávila, na Região Metropolitana de Salvador (RMS), beneficiando 694 famílias e impactando positivamente cerca de 2800 pessoas. Como resultado, recolhemos mais de quatro toneladas de resíduos plásticos, possibilitando a troca por mais de seis toneladas de alimentos e mil itens de limpeza.

Patrocinado pela Braskem desde a sua criação, há mais de 10 anos, o Polo de cidadania é um evento realizado pelo Comitê de Fomento Industrial de Camaçari (COFIC). Promove serviços gratuitos de saúde e utilidade pública para as comunidades vizinhas ao Polo Industrial de Camaçari. Em 2022, a iniciativa levou, a moradores de Camaçari e Dias d´Ávila, atendimento gratuito em avaliação odontológica, medição de glicemia e aferição de pressão arterial, além de oficina infantil de sucata e workshops de compostagem e de maquiagem.

O Prêmio Braskem de Teatro é um evento tradicional já consolidado no cenário cultural da Bahia e tem o objetivo de valorizar, reconhecer e premiar a produção teatral do estado, abrindo espaço para o surgimento de novos talentos. A premiação chega a sua 29ª edição em 2023 com uma novidade: a participação de espetáculos de municípios do interior da Bahia, por meio de uma etapa classificatória, a Mostra Interior em Cena. No final do ano, a cerimônia de entrega retorna aos palcos do Teatro Castro Alves (TCA), considerado o templo dos artistas baianos, para premiar os espetáculos indicados em nove categorias: Ator, Atriz, Texto, Revelação, Espetáculo Adulto, Espetáculo Infantojuvenil, Direção, Performance e Categoria Especial. O projeto é uma realização da Caderno 2 Produções e conta com nosso patrocínio e do Governo do Estado, por meio do Fazcultura, Secretaria de Cultura e Secretaria da Fazenda.

Promovemos a inclusão social e o desenvolvimento socioeconômico dos trabalhadores das unidades de triagem de resíduos por meio do fortalecimento da cadeia de reciclagem na Bahia. Ao promover cursos, assistência técnica, obras de infraestrutura e doação de equipamentos, o programa eleva continuamente os níveis de profissionalização de duas cooperativas de Salvador (Cooperguary e Camapet) e uma de Camaçari (Coopmarc). O resultado está na média mensal do volume comercializado, que passou de 39 para 65 toneladas, entre 2018 e 2022. O programa é realizado em parceria com a Cooperativa Mãos Verdes.

Em parceria com o BNDES, fornecemos equipamentos a unidades de saúde localizadas na Região Metropolitana de Salvador (RMS) para auxiliar no combate à Covid-19. A ação, realizada em 2022, contemplou o Hospital Municipal Dilton Bispo de Santana, em Dias d’Ávila; a UPA Gleba A, a UPA Arembepe, o PA Dr. Artur Sampaio, o PA Monte Gordo, o PA Pediátrico e o SAMU, em Camaçari, e o Hospital Municipal José Mário dos Santos, o Posto Médico Dr. Amâncio Alves e o Centro Médico Luiz Viana Filho, em Candeias. Entregamos equipamentos como ECG portátil, raio X portátil digital, desfibrilador externo automático, cardioversor, gasômetro, monitor multiparamétrico, entre outros.

Por meio do SEJA!, incentivamos a Educação de Jovens e Adultos, oferecendo a conclusão do ensino médio a distância, além de qualificação profissional junto ao Senai. Em sua terceira edição, o projeto já beneficiou mais de 300 moradores de Camaçari e Dias d'Ávila, desde 2018. Realizamos essa iniciativa em parceria com o Sesi.

Apoiamos ações como so+ma vantagens, em Camaçari, na Região Metropolitana de Salvador (RMS), com o objetivo de estimular a prática da reciclagem. Para participar é bem simples. Os moradores podem levar seus resíduos no ponto de coleta instalado próximo à feira da cidade e acumularpontos por meio do programa. Em seguida, poderá trocá-los por benefícios, como cursos e itens de alimentação e higiene, ou por doações para ONGs locais. De setembro de 2021, mês de implantação, a abril de 2023, a iniciativa registrou 1.534 famílias cadastradas, cerca de 120 toneladas de resíduos sólidos recebidos e mais de 4,7 mil recompensas entregues.

A iniciativa promove a capacitação de educadores de Candeias, além de produzir e doar acervos, com brinquedos, jogos e fantasias. Essas ferramentas são usadas como recursos pedagógicos no desenvolvimento de crianças de 4 a 5 anos. Apoiamos o projeto, que é realizado pela Evoluir, por meio da Lei Rouanet.
Caso você tenha alguma dúvida ou sugestão, entre em contato: