bar
Contato
Todas as notícias
Press Releases • 22 de Março de 2023

Dia Mundial da Água: a necessária preservação de um dos bens mais preciosos do planeta

O uso da água para a sobrevivência vai muito além do consumo humano. É preciso compreender a complexidade da sua utilização para que possamos preservá-la da maneira correta. Para se ter uma ideia, a indústria é responsável hoje por cerca de 20% da água que é consumida no mundo, fato que torna exigente uma postura ativa do setor para a preservação deste recurso fundamental. E a forma como as empresas conduzem o uso da água revela muito sobre suas políticas e diretrizes, reflete sobre sua atuação no mercado, de seus líderes e sua preocupação com o futuro.

Neste dia 22 de março, em que celebramos o Dia Mundial da Água, temos a oportunidade de destacar a importância de dois Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU relacionados ao tema. O ODS 6, que visa garantir a disponibilidade e a gestão sustentável da água potável e do saneamento para todos; e o ODS 12, que aborda a produção e o consumo sustentáveis, com foco em ações globais e locais, como alcançar o uso eficiente de recursos naturais.

Com uma estratégia alinhada a esses objetivos, a Braskem entende que água é um recurso que deve ser protegido, preservado e gerenciado de forma sustentável. Sabemos que o acesso universal à água potável e coleta de esgoto é um dos principais indicadores de qualidade de vida de um país e no Brasil ainda enfrentamos grandes desafios. Segundo dados do Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS), quase 100 milhões de brasileiros não têm acesso à coleta de esgoto e 35 milhões de cidadãos não recebem água tratada. O Marco Legal do Saneamento, aprovado em 2020, é uma das iniciativas para tentar mudar esse cenário, ele estabelece procedimentos, parâmetros e metas para uma série de questões a respeito da regulamentação do saneamento básico no Brasil.

Ao longo da sua cadeia de produção, a empresa desenvolve, junto com seus clientes, soluções que permitam que as questões sobre saneamento sejam aperfeiçoadas, contribuindo para que a sociedade tenha acesso a esse recurso de forma equilibrada, oferecendo soluções que ajudam a melhorar a vida da população.

Uma dessas iniciativas é o projeto do Liner, que aplica soluções de revestimento plástico para garantir a estanqueidade e reparar cisternas no semiárido brasileiro. As cisternas são um recurso muito valioso para milhões de pessoas que, de outra forma, não teriam como captar e armazenar as águas da chuva, essenciais para assegurar a sobrevivência em longos períodos de seca.

Dentre outros exemplos de aplicação de nossas soluções no saneamento está o PVC, que chega a ter 60% de participação nas obras de adução de água, podendo superar os 75% nas linhas de distribuição, bem como nas redes coletoras de esgoto; e o uso de polietilenos de alta densidade (PEAD) nas tubulações de água e gás, ramais prediais, adutoras e redes de esgoto. Destacamos também a reciclabilidade como outra importante vantagem do uso do plástico no saneamento básico - passado seu período de utilização, ou em caso de troca das tubulações, as resinas podem retornar à cadeia produtiva, fechando o ciclo de consumo e se alinhando aos conceitos da economia circular.

Além disso, implantamos várias iniciativas para melhorar continuamente nossos processos que envolvem recursos hídricos, como projetos de redução de consumo de água para resfriamento de alguns sistemas, otimização dos ciclos das torres de resfriamento, redução de vazamentos e minimização de perdas e menor geração de efluentes. Desde 2002, investimos mais de R$280 milhões em projetos para melhorar nossa eficiência hídrica e para o tratamento de efluentes em nossas operações industriais.

Outro destaque muito relevante e que nos enche de orgulho é a participação da Braskem no Aquapolo, maior empreendimento para produção de água de reuso na América Latina e um dos maiores do mundo. Em funcionamento desde 2012, é uma parceria entre Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo), BRK Ambiental e Braskem, que trata água de esgoto da Estação de Tratamento de Esgoto do ABC para qualidade industrial, fornecendo o recurso para reuso nas operações das empresas que atuam no Polo Petroquímico do Grande ABC. Nossas unidades na região utilizam 100% dessa água industrial, equivalente a aproximadamente 7 milhões de metros cúbicos de água por ano (ou ao volume de 10 mil piscinas olímpicas).

Nossa atuação se baseia nos requisitos do CEO Water Mandate, plataforma do Pacto Global da ONU que reúne uma comunidade formada por mais de 150 empresas de todo o mundo comprometidas com o avanço na gestão da água, e que envolve pilares como melhoria da eficiência operacional e engajamento da cadeia de fornecedores e da comunidade. Até 2030, a empresa trabalha para atingir a marca de 100% do consumo de água de fonte seguras, o que significa reduzir a captação de fontes que podem competir com o uso para população - atualmente, 65,3% da água usada são provenientes dessas fontes, o que para nós significa que estamos atuando da maneira apropriada para atingir a meta estabelecida.

Desde 2017 estamos no ranking de liderança do CDP Investor Water, que reconhece as melhores empresas de capital aberto no mundo em relação ao gerenciamento do uso da água, destacando-se aqui o programa de engajamento de fornecedores da Braskem em regiões de potencial stress hídrico. A companhia também aderiu às iniciativas "Water Resilience Coalition" e "Race to Resilience", com o objetivo de preservar os recursos de água doce por meio de ações coletivas, em bacias hidrográficas com alto risco de escassez de água.

A água é um recurso essencial para todos nós e fazer sua gestão/consumo adequado é extremamente necessário. Acredito que todos nós podemos ser agentes de transformação e contribuir com a manutenção desse recurso para o planeta, utilizando fontes alternativas e seguras para outras finalidades poupando, assim, o consumo de água potável para a sobrevivência humana e dos outros seres vivos. Para isso, empresas e organizações devem ter uma amplitude de olhar que conecte suas ações, objetivos e estratégias de negócios com o desenvolvimento sustentável, o que inclui a eficiência hídrica e o uso correto desse bem tão precioso.

Para esclarecimentos adicionais à imprensa, favor contatar:
CDN Comunicação 

braskem@cdn.com.br    

(11) 3643-2906

(11) 3643-2919

 

Braskem nas redes sociais

Facebook | Linkedin | Twitter

Imprensa

Se você é um profissional da imprensa, a Braskem tem um canal feito só pra você.

Acesse aqui

Clientes

Seja cliente Braskem

Com uma estratégia pautada na economia circular de baixo carbono, desenvolvemos soluções inovadoras e mais sustentáveis, contribuindo para a criação de um futuro melhor para as pessoas e para o planeta.

Quer transformar o futuro com a gente?

Fale com nossa equipe