Notícias

Braskem apresenta seu primeiro solvente hidrocarbônico reciclado na Abrafati 2019

Resultado de uma série de iniciativas em prol da Economia Circular, novo solvente Hexano RC foi desenvolvido para ser aplicado no segmento de tíneres, adesivos e borrachas

A Braskem, maior petroquímica das Américas e líder mundial na produção de biopolímeros, apresentará na Abrafati 2019 , maior feira do setor de tintas do Brasil, o seu primeiro solvente reciclado. A solução chega para reforçar o portfólio de produtos sustentáveis da companhia e para fortalecer o compromisso da empresa com a transformação da economia linear para a circular circular na cadeia produtiva onde está inserida.

O Hexano RC pertence ao grupo de solventes hidrocarbônicos, desenvolvido pela Braskem a partir da sua produção de polietileno (PE). Antes de ser comercializado, a matéria-prima passa por um processo de tratamento para adquirir maior pureza. A solução pode ser aplicada nos segmentos de adesivos, tíneres e borrachas, entre outros, e a empresa tem capacidade inicial de fornecimento de cerca de duas mil toneladas por ano do produto. 

Segundo Cláudia Madrid, responsável pelo Negócio de Solventes da Braskem, o novo produto surgiu da sinergia entre as áreas de Químicos e Poliolefinas da companhia. "Identificamos uma oportunidade de mercado em um segmento que valoriza o resíduo da produção de outra área, fechando nosso ciclo produtivo internamente, sem a necessidade do envolvimento de um parceiro para a destinação do que não era aproveitado. A partir disso, foi possível desenvolver a solução e fazer os estudos necessários para confirmar a viabilidade da produção em larga escala, mantendo a qualidade, a segurança e o bom desempenho, que são diferenciais nas entregadas da Braskem. O Hexano reciclado é resultado de um movimento em prol da economia circular que tem permeado todos os nossos processos", esclarece Cláudia. 

Economia circular é um conceito que propõe redução, reutilização, recuperação e reciclagem de materiais e energia, assim como o uso eficiente de recursos naturais. Embora a Braskem tenha tornado público seu posicionamento em prol desse modelo de negócio em 2018, desde sua fundação, em 2002, a companhia segue desenvolvendo iniciativas em âmbito global para engajar clientes e parceiros da cadeia de valor, ampliando o esforço na busca por soluções inovadoras e sustentáveis, como o Hexano RC.

O novo solvente está exposto no estande da Braskem na Abrafati 2019, entre os dias 1 e 3 de outubro, no São Paulo Expo, em São Paulo (SP). 

Para esclarecimentos adicionais à imprensa, favor contatar::
CDN Comunicação 
Fernando Rubino (55 11) 3643-2991 - fernando.rubino@cdn.com.br
Jessyca Trovão - (55 11) 3643-2769 - jessyca.trovao@cdn.com.br
Fábio Souza - (55 11) 3643-2813 - fabio.souza@cdn.com.br  

 

Braskem nas redes sociais

Facebook | Linkedin | Twitter