Notícias

Startup acelerada pelo Braskem Labs é exemplo mundial de Economia Circular

TriCiclos, capacitada no Braskem Labs Scale, oferece soluções para a economia circular; startup recebeu prêmio no Fórum Econômico Mundial de Davos e co-fundador acaba de ser nomeado champion da COP25

Economia Circular é um dos grandes temas discutidos atualmente, principalmente entre empresas, governos e entidades. E foi justamente por trabalhar neste tema que a TriCiclos, participante da edição de 2018 do Braskem Labs Scale, programa de aceleração da Braskem, conquistou no Fórum Mundial de Davos, no começo deste ano, o prêmio "The Circulars 2019" na categoria "Dell4Good", um dos mais importantes em economia circular no mundo.

Em dezembro de 2019, no Chile, país em que a empresa teve sua origem, a próxima cúpula da Organização das Nações Unidas (ONU) sobre mudanças climáticas, terá Gonzalo Muñoz, presidente executivo e co-fundador da TriCiclos, como champion da COP25. Seu papel será aconselhar a ministra chilena do Meio Ambiente e presidente do evento, Carolina Schmidt, e participar de encontros, palestras, compromissos etc. Muñoz é a primeira pessoa proveniente do setor privado a ocupar o cargo, o que significa muito para a Economia Circular, que tem como premissa o redesign de produtos e de modelos de negócios.

A empresa criada em 2009 surgiu com o objetivo de trabalhar equilibrando os três ciclos (social, ambiental e financeiro). Atualmente, sua matriz se divide entre Chile e Brasil e já conta com operações em outros países da América Latina, além de ser a primeira empresa fora da América do Norte a ser Certificada "B", que visa como modelo de negócios o desenvolvimento social e ambiental. 

"Nosso objetivo é buscar soluções para a redução na geração de resíduos, fazendo uma gestão mais sustentável do ciclo de uso dos produtos. Desta forma, revolucionando o conceito de reciclagem no mundo", conta Daniela Lerario, CEO da TriCiclos. "Ganhar o reconhecimento em Davos significa que estamos no caminho certo e por ele trilharemos", afirma.

A empresa criou e opera os pontos de recepção voluntária e incentivada de materiais recicláveis, chamados de Pontos Limpos, que são centros de coleta e triagem para até 20 tipos de materiais (como polietileno, polipropileno, PET e vidro) que, após a coleta, são transportados para reciclagem. Nestes locais, há membros das cooperativas de reciclagem parceiras, prestadores de serviço treinados pela TriCiclos, que ensinam aos consumidores a forma correta de descarte de cada material e por quê isso é necessário. Existem quatro Pontos Limpos no estado de São Paulo, um no Rio de Janeiro e outros 70 no Chile.

"O Braskem Labs tem o propósito de acelerar empresas que tenham impacto social positivo, contribuindo para que pessoas desenvolvam suas ideias em busca de um mundo mais sustentável. Startups como a TriCiclos são de enorme valia para melhorar a sustentabilidade na cadeia do plástico", afirma Luiz Gustavo Ortega, gerente de Desenvolvimento Sustentável da Braskem. 

Inclusive, o foco da TriCiclos no Brasil é o B2B, buscando ajudar empresas no redesign de seus negócios, pensando em todos os processos, na logística e, principalmente, em desenvolver embalagens e produtos que sejam recicláveis, passíveis de serem reutilizados ou transformados em novos produtos. Deste modo, impactam positivamente não apenas a cadeia, mas a sociedade como um todo. "Anunciamos, em novembro de 2018, uma série de iniciativas em prol da Economia Circular com o intuito de engajar a cadeia para um ciclo sustentável de produção e consumo, contribuindo para a ampliação da reciclagem e reforçando nossos esforços em prol do desenvolvimento de novas tecnologias e modelos de negócios que privilegiem o reuso do plástico. Ficamos muito satisfeitos em trocar experiências com a TriCiclos, unindo forças nesta causa", comenta Ortega.

No entanto, Daniela lembra que o maior desafio atual é que a população mude seu jeito de pensar em relação ao descarte. "Nós, consumidores, temos que nos conscientizar sobre as compras que fazemos, os resíduos que geramos e o processo de descarte a que estamos habituados, que é, muitas vezes, errado. Só conseguiremos melhorar a geração de lixo e a contaminação do meio ambiente quando todo cidadão se conscientizar sobre seu papel neste ciclo", conclui. 

Entre outros serviços, a TriCiclos também possui ferramentas próprias que possibilitam às marcas reduzirem seu impacto por meio de sistemas de logística reversa, coleta seletiva domiciliar, programas de educação ambiental, modelos variados de operações de reciclagem, assessorias e diagnósticos e a relação com cooperativas de catadores, que cuida do fator social e humano ligado a essa atividade.

Sobre o Braskem Labs Scale
Criado em 2015, o Braskem Labs Scale é um programa de aceleração de empreendedores da Braskem realizado em parceria com o Quintessa, que tem como foco a contribuição com startups que tenham impactos social e ambiental positivos. Em suas edições anuais, podem se inscrever empresas com soluções sustentáveis e inovadoras nas áreas da química e do plástico. O programa já capacitou 50 empresas, sendo que 40% delas receberam investimentos após passarem pelas mentorias. Além disso, sua taxa de mortalidade é de apenas 6%, abaixo da média do mercado.

Mais informações podem ser encontradas em www.braskemlabs.com

Braskem Labs nas redes sociais
www.facebook.com/braskemlabs
www.instagram.com/braskem.labs
www.linkedin.com/company/braskem-labs/

Sobre o Quintessa
O Quintessa existe para impulsionar o crescimento, estruturar a gestão e captar investimento para negócios de impacto. Fundado em 2009, trabalha por uma nova forma de fazer negócios e pelo sucesso de empresas que resolvem os desafios sociais e ambientais centrais do país. O Quintessa atua diretamente com empreendedores e seus times, por meio de programas personalizados para cada negócio, prezando pela profundidade na atuação, pelo relacionamento próximo, de confiança e parceria, com o compromisso em entregar resultados relevantes e com excelência. Ao longo dos dez anos de experiência, identificaram e apoiaram negócios de impacto de destaque em áreas como educação, saúde, meio ambiente, cidades inteligentes e inclusão. Conheça mais: www.quintessa.org.br .

Para esclarecimentos adicionais à imprensa, favor contatar::
CDN Comunicação 
Fernando Rubino (55 11) 3643-2991 - fernando.rubino@cdn.com.br
Jessyca Trovão - (55 11) 3643-2769 - jessyca.trovao@cdn.com.br
Fábio Souza - (55 11) 3643-2813 - fabio.souza@cdn.com.br  

 

Braskem nas redes sociais

Facebook | Linkedin | Twitter