Notícias

Braskem apresenta soluções sustentáveis na Abrafati 2019

Maior petroquímica das Américas lança solvente hidrocarbônico reciclado na maior feira do segmento de Tintas no Brasil

Abrafati 2019, maior feira do setor de tintas no Brasil

A Braskem, maior petroquímica das Américas e líder mundial na produção de biopolímeros, estará presente na Abrafati 2019 , maior feira do setor de tintas no Brasil e que deve reunir mais de 15 mil pessoas entre 1 e 3 de outubro, no São Paulo Expo, em São Paulo (SP), das 11h00 às 20h.  

Nos três dias de evento, as empresas, profissionais e especialistas que atuam no setor de tintas poderão conferir no espaço da Braskem diferentes soluções para o mercado de tintas e iniciativas a favor da economia circular que contribuem para o crescimento sustentável do setor, com ainda mais segurança e menor impacto ao meio ambiente. 

Comprometida com a transformação da economia linear para a circular na cadeia produtiva onde está inserida, a Braskem anuncia na Abrafati 2019 o lançamento do seu primeiro solvente hidrocarbônico reciclado . Trata-se do Hexano RC, oriundo do processo produtivo de poliolefinas da Braskem, sendo agora tratado e comercializado com maior pureza. Podendo ser utilizado pelos mercados de tíneres, adesivos e borrachas, entre outros, a Braskem terá capacidade para fornecer ao mercado duas mil toneladas anuais do produto. Desta forma, a empresa fecha o ciclo do processo produtivo e obtém o máximo de aproveitamento de matéria-prima com redução da geração de resíduos. 

Entre outros produtos apresentados, estarão duas recentes soluções desenvolvidas pela Unidade de Poliolefinas da companhia : a resina de polipropileno CG600NA, que tem maior rigidez, permitindo que os transformadores desenvolvam baldes com paredes mais finas e, ao mesmo tempo, mais resistentes, mantendo a capacidade de alto empilhamento; e a resina de polipropileno CG220NA, um tipo de copolímero também produzido para aplicação em baldes industriais, mas com o diferencial de resistência ao impacto, para armazenagem de materiais que possam, por exemplo, sofrer algum tipo de colisão durante o transporte.

Segundo Roger Marchioni, responsável por Polipropileno na América do Sul da Braskem, as duas novas soluções são 100% recicláveis e estão alinhadas à estratégia da companhia de buscar por alternativas cada vez mais seguras e que minimizem impactos ambientais. "Nossos investimentos em inovação e tecnologia têm nos permitido oferecer um portfólio ainda mais completo ao segmento de embalagens rígidas e também dar sequência nas nossas ações em prol da Economia Circular, uma iniciativa da Braskem para impulsionar um novo conceito que propõe mudanças nos processos de produção, design, consumo e na relação com matérias-primas e resíduos", explica Marchioni. 

As iniciativas da Braskem em prol da Economia Circular incluem uma série de ações envolvendo parceiros, clientes, fornecedores e a população, de forma geral, para um esforço conjunto em busca de soluções inovadoras e sustentáveis por meio do uso do plástico. Um exemplo disso, que também será apresentado na Abrafati, é o projeto para o desenvolvimento da cadeia de reciclagem de baldes plásticos que já gerou um resultado: o "Kit Sustentável Especial" de pintura . O projeto da Braskem em parceria com a Condor, fabricante de materiais para pintura imobiliária, foi a primeira opção criada a partir do reaproveitamento de embalagens plásticas de tintas gráficas e demarcação viária. O trabalho conjunto surgiu da necessidade de encontrar um destino adequado para embalagens descartadas, promovendo o reaproveitamento do material a um custo competitivo. A empresa reforça a importância da continuidade desse ciclo e busca potenciais parceiros para promoção de novos projetos.

E para reforçar o robusto portfólio de Químicos da Braskem, os participantes da Abrafati ainda terão a oportunidade de conhecer o primeiro solvente da Braskem feito a partir de fonte renovável , no caso, da cana-de-açúcar, desenvolvido pela companhia para atender aplicações em segmentos como tintas, tíneres e adesivos. O HE-70S é um solvente oxigenado, que apresenta menor toxicidade e maior poder de solvência quando comparado aos solventes hidrocarbônicos tradicionais. O novo solvente possui 36% de conteúdo renovável, de acordo com a norma ASTM-D6866, possuindo baixa emissão de carbono em comparação a outros solventes tradicionais e, desta forma contribuindo para a redução na emissão de gases causadores do efeito estufa. 

"O novo solvente HE-70S é resultado da nossa busca constante por soluções inovadoras a partir de matéria-prima de fonte renovável.  Nossa meta é nos mantermos sempre como protagonistas da química do futuro", ressalta Cláudia Madrid, responsável pelo Negócio de Solventes da Braskem. O HE-70S é o primeiro produto desenvolvido pelo Laboratório de Solventes inaugurado pela Braskem em 2018 , no Polo Petroquímico do Grande ABC (SP). 

Palestras da Braskem na Abrafati
Além das soluções expostas durante a Abrafati, para integrar a programação da feira, também ocorrerá o Congresso Internacional de Tintas, das 8h30 às 17h30 com o objetivo de impulsionar o crescimento e desenvolvimento sustentável da cadeia de tintas, estimulando a inovação, networking e geração de negócios. A Braskem participará com duas apresentações já confirmadas: o engenheiro de produto na área de Solventes da Braskem, Gregory Jakociuk, ministrará a palestra "Solvente Oxigenado de Baixa Tensão Superficial" no dia 1º de outubro, às 10:45; eE Mauro Catizani, líder do segmento de Embalagens Rígidas e Baldes da empresa, abordará "Inovações da Braskem no mercado de tintas imobiliárias" no dia 3 de outubro às 13:00. 

Para esclarecimentos adicionais à imprensa, favor contatar::
CDN Comunicação 
Fernando Rubino (55 11) 3643-2991 - fernando.rubino@cdn.com.br
Jessyca Trovão - (55 11) 3643-2769 - jessyca.trovao@cdn.com.br
Fábio Souza - (55 11) 3643-2813 - fabio.souza@cdn.com.br  

 

Braskem nas redes sociais

Facebook | Linkedin | Twitter