O time de TS&D agora com novo equipamento de ponta

A máquina de sopro de três camadas, do parceiro Multipack Plas, é o mais novo equipamento disponível para o desenvolvimento de soluções do time de TS&D. Com investimento de R$ 15 Milhões, ela está instalada no Centro de Tecnologia e Inovação da Braskem em Triunfo (RS) e sua tecnologia permite a criação de moldes de embalagens para diversos setores, como alimentício, agroquímico, químico e produtos de limpeza.

A nova máquina é ideao para testes e permite acelerar o desenvolvimento de produtos, com mais versatilidade de aplicações. "O foco desse investimento não é apenas a produção, mas sim o teste dos polímeros para aprimorar a matéria-prima para o mercado. O aumento da produtividade é decorrente da capacidade da máquina de simular moldes complexos. Essa aquisição será uma parte importante para nossa área de inovação", explica Luis Orozco, líder global dos laboratórios de Inovação da Braskem.

Além disso, o equipamento promove mais sustentabilidade, contribuindo com a estratégia de economia circular da Braskem e dos nossos clientes e parceiros. A sopradora conta com um software moderno que possibilita trabalhar com materiais recicláveis, proporcionando um aumento na capacidade de desenvolver soluções com materiais recicláveis e de pós-consumo.

O equipamento tem a capacidade de reaproveitar as rebarbas, que são as sobras de materiais."Ao invés do plástico ser descartado, retorna para novas aplicações", diz Paulo Cesar, líder do laboratório de aplicações no CTI de Triunfo.

O projeto para a aquisição deste equipamento foi elaborado em parceria com o fornecedor e resultou em um produto atual e alinhado às melhores práticas, considerando aspectos de sustentabilidade, qualidade e segurança.
"A configuração da nova sopradora foi pensada para propiciar versatilidade de aplicações (embalagens de pequeno e grande volume) sem perder sua representatividade de mercado", complementa o especialista Ronaldo Bollinelli, engenheiro de aplicação da área de TS&D da Braskem.