Braskem e Governo da Bahia formalizam parceria para desenvolvimento de tecnologias
A Braskem, maior produtora de resinas termoplásticas das Américas, e a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação da Bahia assinam hoje (07/12) dois convênios e um protocolo de intenções voltados ao estímulo da pesquisa em inovação tecnológica, dando continuidade à busca da empresa por novas formas de atender à demanda por plástico com competitividade e o menor impacto ambiental possível.
O primeiro projeto desta parceira é a Fibra UTEC ® - uma fibra de polietileno de ultra-alto peso molecular -, que conta com tecnologia 100% brasileira e pioneira no mundo. Sua principal utilização será nas plataformas de exploração do pré-sal e em coletes blindados para a área militar.
A Fibra UTEC ® é uma alternativa aos cabos de ancoragem das plataformas de exploração de petróleo existentes hoje, confeccionados em aço e/ou poliéster, já que possui alongamento, rigidez e alta resistência únicas no mundo e ideal para explorações em altas profundidades - entre 2 mil e 3 mil metros - como no pré-sal.
Já na área de Defesa Nacional, a Fibra UTEC ® é indicada para a confecção de coletes a prova de balas e se adequa às necessidades de países tropicais como o Brasil, já que evita a transpiração como nos modelos importados existentes hoje.
"O projeto da Fibra UTEC ® permite que o Brasil crie suficiência tecnológica em áreas estratégicas como o pré-sal e a Defesa Nacional", afirma Luís Cassinelli, diretor de Inovação e Tecnologia da Braskem. A planta piloto entrará em funcionamento até o final do mês e terá capacidade de 50 toneladas/ano - volume suficiente para concluir o desenvolvimento total do projeto.
O projeto - que também conta com apoio do FINEP - terá investimento de US$ 10 milhões e a expectativa é iniciar a produção em escala industrial em 2013 para suprir o potencial do mercado, estimado entre 1.000 a 1.500 toneladas/ano.
A parceria reflete o empenho da Braskem em mobilizar esforços para a pesquisa e desenvolvimento de processos e produtos inovadores e sustentáveis. Deste modo, além do investimento na produção da Fibra UTEC ®, a parceria entre a Braskem e SECTI também conta com convênios com a FAPESB (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia), instituição ligada à SECTI que tem o objetivo de estimular e apoiar o desenvolvimento das atividades científicas e tecnológicas do Estado da Bahia. Serão investidos até R$ 3 milhões em projetos de pesquisa científica e tecnológica cooperativos, a serem estabelecidos entre pesquisadores de instituições de ensino superior e de pesquisa (públicas ou privadas) da Bahia e da Braskem. Os projetos serão selecionados pela FAPESB e pela Braskem.
For more information related to press, please contact:
Fato Relevante
imprensa.braskem@agenciafr.com.br
Related News

Se você é um profissional da imprensa, a Braskem tem um canal feito só pra você.
Acesse aquiPress Releases
More news
Ranking Highlights Braskem as a Reference in Circular Economy

Braskem Announces the Official Opening of its Renewable Innovation Center in Lexington, Massachusetts

Braskem and WEAV3D® Win the Altair Enlighten 2024 Future of Lightweighting Award

Lummus and Braskem to Partner on Electrified Cracking Heater for Decarbonization

Shell Chemicals and Braskem bring certified bio-attributed and bio-circular propylene and polypropylene to the U.S. market

Braskem announces partnership with Northwestern University for the development of CO2 conversion technology
Customers
Become a Braskem customer
Braskem is one of the largest suppliers of chemical and petrochemical products in the world, recognized for its focus on sustainable development, innovation and quality.
We believe in lasting partnerships, we have a broad portfolio of products and we work together with our customers to create new practical and sustainable solutions in all markets.
Talk to our sales team
