Braskem

Conformidade

Conformidade

A Braskem está comprometida em atuar com Ética, Integridade e Transparência em todas as suas ações. Aprimorando os seus sistemas e processos contribuindo para a melhoria das práticas gerais de Conformidade e Governança.

Código de Conduta

A Braskem tem o compromisso de praticar uma gestão transparente e responsável.

O Código de Conduta da Braskem tem como principal objetivo ser um guia que estabelece os princípios, os valores e as normas que norteiam a conduta corporativa dos Integrantes nas relações internas e externas. Além deste Código, a Braskem possui o Código de Conduta de Terceiros, que é um guia focado no relacionamento entre a empresa e seus fornecedores e parceiros.

Clique e acesse o Código de Conduta e o Código de Conduta de Terceiros .

Conheça os dez compromissos do Código de Conduta da Braskem

  • 01. Combater e não tolerar a corrupção em quaisquer de suas formas, inclusive extorsão e suborno.
  • 02. Dizer não, com firmeza e determinação, a oportunidades de negócio que conflitem com esse compromisso.
  • 03. Adotar princípios éticos, íntegros e transparentes no relacionamento com agentes públicos e privados.
  • 04. Jamais invocar condições culturais ou usuais de mercado como justificativa para ações indevidas.
  • 05. Assegurar transparência nas informações sobre a Braskem, que devem ser precisas, abrangentes e acessíveis e divulgadas de forma regular.
  • 06. Ter consciência de que desvios de conduta, sejam por ação, omissão ou complacência, agridem a sociedade, ferem as leis e destroem a imgem de toda a Braskem.
  • 07. Garantir na Braskem, e em toda a sua cadeia de valor, a prática do Sistema de Conformidade, sempre atualizado com as melhores referências.
  • 08. Contribuir individual e coletivamente para mudanças necessárias nos mercados e nos ambientes onde possa haver indução a desvios de conduta.
  • 09. Incorporar nos Programas de Ação dos Integrantes avaliação de desempenho no cumprimento do Sistema de Conformidade.
  • 10. Ter convicção de que este compromisso nos manterá no rumo da Sobrevivência, Crescimento e Perpetuidade.

Sistema de Conformidade Braskem

O Sistema de Conformidade Braskem tem como foco a ampliação da segurança e proteção ao Negócio. Seu objetivo principal é aperfeiçoar e fortalecer a conformidade nas práticas e nos processos empresariais, além de estar baseado em dez medidas, estruturadas em três pilares: Prevenção, Detecção e Remediação.

Esse conjunto de medidas visa prevenir, detectar e remediar, de forma sistêmica, a ocorrência de condutas não éticas, ilegais e desalinhadas com políticas e procedimentos, favorecendo um ambiente de compromisso com o que é certo, onde atitudes incompatíveis não são permitidas.

A prática do Sistema de Conformidade é responsabilidade de todos os integrantes da Braskem.

Infográfico Conformidade Líder Detectar Remediar Prevenir
Governança de Conformidade Políticas e demais Orientações Avaliação de Riscos e Controles Comunicação e Capacitação Conformidade de Terceiros Engajamentos em Ações Coletivas Gestão do Canal Linha de Ética Monitoramento de Riscos e Controles Remediar Riscos e Fortalecer Controles Medidas Disciplinares

Política Anticorrupção

Política Global Anticorrupção da Braskem fortalece os conceitos de anticorrupção, esclarece os principais tipos de corrupção e a postura da Braskem no combate ao tema.

Acesse a política aqui.

Treinamento e disseminação da cultura de Conformidade

Com o objetivo de disseminar e fortalecer a cultura de Conformidade nas práticas e processos da companhia, os integrantes da Braskem participam de capacitações obrigatórias periodicamente. Esses treinamentos reforçam as responsabilidades de cada um em temas relacionados às condutas esperadas na execução das suas funções e temas de Compliance, refletidos nas documentações orientadoras internas: Código de Conduta, Cortesias Empresariais, Conflitos de Interesse, Anti-Corrupção.

São realizadas também, atividades de capacitação específicas para os membros do Conselho de Administração da companhia, áreas de maior exposição a riscos relacionados a corrupção, e terceiros, para conscientização e compreensão de seu compromisso com a mitigação de riscos.

A Braskem também possui um Programa de Embaixadores de Compliance, que igualmente colabora e apoia a área de Conformidade nessa missão. Os objetivos desse programa são:

  • Melhoria da comunicação e sinergia entre as áreas da Braskem;
  • Aumentar a celeridade e compreensão para as tratativas dos temas de Compliance nas respectivas áreas;
  • Apoiar as áreas da Braskem na multiplicação dos temas e informações relacionadas a Compliance;
  • Apoiar líderes e demais integrantes de sua localidade em informações gerais e operacionais de Compliance;
  • Apoiar com propostas de melhorias dos processos e fluxos relacionados à Compliance aplicáveis em sua localidade/área.

Canal Linha de Ética

O Linha de Ética é um canal confidencial e especializado para receber denúncias de Integrantes, Fornecedores, Terceiros, Clientes e demais públicos que possuem relacionamento com a Braskem. As informações, recebidas pelo canal, contribuem para a manutenção de um ambiente ético, íntegro e transparente.

  • Atendimento em português, inglês e espanhol com profissional especializado. E, em alemão, atendimento com secretária eletrônica.
  • Acompanhamento do status do relato via número de protocolo, que deve ser anotado. Funciona 24 horas por dia, 7 dias por semana.
  • Acesso de maneira anônima ou não, garantindo o sigilo das informações.
  • Garantia de não retaliação ao denunciante de boa-fé.

Acesso por telefone ou via internet (ligação gratuita).

Alemanha
Alemanha 0800-183-0763
Argentina
Argentina 0800 222 0394
Brasil
Brasil 0800-377-8021
Chile
Chile +56-448909744
Cingapura
Cingapura +65-31585409
Colômbia
Colômbia 01 800 518 4806
EUA
EUA 1-800-950-9280
Holanda
Holanda 0800-022-7714
México
México 01-800-681-6940

Para mais informações sobre o Canal Linha de Ética, acesse aqui.

Pactos pelo Combate à Corrupção

A Braskem é signatária do Pacto Empresarial pela Integridade e contra a corrupção, iniciativa do Instituto Ethos de Empresas e Responsabilidade Social, e também do Pacto Global da ONU. A participação em ações coletivas por meio de associações com outras empresas e entidades é uma maneira de expressar o comprometimento dos Líderes da Braskem, de compartilhar experiências, resultados e ações, e pela promoção de melhorias nas condições dos mercados e ambientes de atuação.