Releases

Nespresso, uma xícara de café com um impacto positivo e sustentável

31/05/2017 13:43

Nespresso, uma xícara de café com um impacto positivo e sustentável

Frankfurt, 31 May 2017 - Nespresso, a famosa marca de cápsulas de café da Nestlé, lançou no final do ano passado o projeto Recycling@Home, que permite recolher as cápsulas usadas com maior conveniência e comodidade para os clientes, no momento da entrega de nova encomenda, sem custos adicionais. Esta medida vem complementar a rede já disponível de 290 pontos de recolha de cápsulas, espalhados pelo país, incluindo Boutiques, Pontos de Venda Parceiros e rede de pontos de entrega, entre outros, onde os clientes podem depositar as suas cápsulas para reciclagem reforçando, mais uma vez, que reciclar com a Nespresso é fácil. Estes sacos de reciclagem para cápsulas Nespresso são feitos de polietileno I'm greenT (PE) - um material que responde ao compromisso da marca em reduzir a sua pegada de carbono.
A reciclagem das cápsulas de alumínio faz parte dos três pilares da estratégia de sustentabilidade da Nespresso, denominada The Positive Cup, e em Portugal a marca definiu uma estratégia clara ao nível da reciclagem, que assenta em 3 eixos de atuação: 'Educar', 'Tornar a reciclagem fácil' e 'Criar Valor'.
1. "Educar" - visa educar e promover uma mudança de comportamentos dos clientes em prol da reciclagem e da valorização de recursos.
2. "Tornar a reciclagem fácil"- visa facilitar e maximizar a recolha de cápsulas usadas, tornando a reciclagem um processo fácil e simples para os clientes.
3. "Criar valor"- visa criar projetos assentes na partilha de valor com a comunidade, envolvendo sociedade civil e setores privados para trabalharem em parceria, e fortalecerem e acelerarem, assim, o desenvolvimento sustentável.
"Há um número crescente de consumidores a ganhar consciência do que significa a sustentabilidade, mais preocupados em consumir produtos sustentáveis, o que só por si é um bom indicador de uma motivação, também crescente, para separar e reciclar. Acreditamos que a sociedade continua a evoluir neste sentido e que, com campanhas de educação e sensibilização que envolvem os consumidores, estamos no bom caminho para atingirmos os nossos objetivos e que tudo vamos fazer para cumprir o compromisso assumido de garantirmos 100% de capacidade de recolha de cápsulas para reciclagem, até 2020, nos mercados onde operamos. Quanto ao uso do polietileno I'm greenTM para os sacos de reciclagem deste nosso
novo projeto, a escolha recaiu sob o material que melhor responde, a nosso ver, ao compromisso de redução da nossa pegada de carbono, dentro do que é a realidade da gestão de resíduos em Portugal" refere Stefano Goglio, Diretor-Geral da Nespresso Portugal.
O polietileno I'm greenTM é produzido a partir de cana-de-açúcar, que absorve CO2 da atmosfera durante o seu crescimento e, portanto, contribui assim para a redução das emissões de gases de efeito estufa. Em 2015, a Braskem levou a cabo uma atualização à análise de ciclo de vida (ACV) do polietileno I'm greenTM e o estudo demonstrou que, por cada kg de plástico verde utilizado na produção do saco de reciclagem da Nespresso, mais de 4,5 kg de CO2 deixam de ser emitidos.
Estamos muito felizes com a escolha feita pela Nespresso para a utilização do polietileno I'm greenTM que, assim, está a reduzir significativamente a pegada de carbono e o uso de recursos fósseis na produção dos seus sacos para reciclagem de cápsulas, sem comprometer a qualidade e reciclabilidade dos mesmos. Com esta escolha a Nespresso demonstra, mais uma vez, o seu compromisso com o desenvolvimento sustentável e a economia circular.

About Nespresso
Nestlé Nespresso SA é a empresa pioneira e referência para a mais alta qualidade de café premium em cápsulas. Nespresso trabalha com mais de 70,000 agricultores em 12 países, através do seu Programa AAA para a Qualidade SustentávelT, para incorporar práticas
sustentáveis nas fazendas de café e ambientes circundantes. Lançado em 2003, em colaboração com a Rainforest Alliance, o programa ajuda a melhorar a produtividade e a qualidade das colheitas, assegurando um fornecimento sustentável de café de elevada qualidade e melhorando as condições de vida dos agricultores e das suas comunidades.
Com sede em Lausanne, na Suíça, Nespresso está presente em 69 países e conta com mais de 12.000 Colaboradores. Em 2016, aumentou a sua rede de retalho global, tendo agora mais de 600 Boutiques exclusivas. Para mais informações, visite o site corporativo da Nestlé Nespresso SA: www.nestle-Nespresso.com.

About Braskem
Braskem is the largest thermoplastic resins producer in the Americas, with annual production volume of over 20 million tons, which includes other chemical products and basic petrochemicals, with annual revenue of R$54 billion. Driven by its purpose of improving people's lives and creating sustainable solutions in chemicals and plastics, Braskem is present in more than 70 countries, has around 8,000 team members and operates 41 industrial units in Brazil, the United States, Germany and Mexico, the latter in partnership with the Mexican company Idesa.

###

For more information please contact:

Martin D. R. Clemesha, Technical Sales, Renewable Chemicals - Braskem Europe GmbH; martin.clemesha@braskem.com
Maite Lazo Muñoz, Marketing & Sales, Renewable Chemicals - Braskem Europe GmbH; maite.lazo@braskem.com