Releases

Braskem apresenta soluções inteligentes para embalagens na Interpack 2017

02/05/2017 13:11

Braskem apresenta soluções inteligentes para embalagens na Interpack 2017 

Companhia inova com soluções para embalagens e reafirma seu compromisso com um futuro inteligente

A Braskem, maior produtora de resinas termoplásticas das Américas, participa da Interpack, em Düsseldorf, Alemanha, de 4 a 10 de maio, no estande G15 (Hall 9). No evento, a empresa apresentará novas aplicações para o Plástico Verde I'm greenT, como, por exemplo, a embalagem de café da Peeze e outras para o segmento de personal care, da Speick e L'Erbolario; resina de polipropileno desenvolvida para produção de espumas de alta performance; e pesquisas e avanços na tecnologia para embalagens inteligentes. 

O Polietileno Verde I'm greenTM, produzido a partir da cana-de-açúcar, tem como diferencial contribuir para a redução da emissão dos gases do efeito estufa na atmosfera, já que captura gás carbônico durante o seu processo produtivo. Recente atualização de estudo sobre Avaliação de Ciclo de Vida (ACV) do Plástico Verde, focado na fase agrícola, aponta reduções de impactos e melhorias nos processos. Com isso, foi registrado um aumento na captura de carbono na comparação com a medição anterior.  

"O Plástico Verde é resultado de um projeto de pesquisa e desenvolvimento que recebeu cerca de US$ 300 milhões em investimentos e envolvimento de diversas pessoas. Atualmente o biopolímero é exportado para Europa, EUA, Ásia, África e América do Sul e mais de 150 marcas o utilizam ao redor do mundo. Para a Braskem, participar da principal feira mundial de embalagens é uma oportunidade para reforçar a nossa presença global", afirma Gustavo Sergi, responsável pelo Negócio de Químicos Renováveis da Braskem. 

Resina de alta tecnologia para produção de espumas 

A Braskem apresenta também a sua marca Amppleo, resina de polipropileno com propriedades de High Melt Strength. O produto foi desenvolvido para a produção de espumas de alta performance e versáteis para aplicação nos mercados de embalagens, industrial e automotivo.  

A resina é capaz de suportar temperaturas de até 130°C sem deformar e possibilita a fabricação de espumas com ampla versatilidade de aplicações dentro de uma grande escala de densidade, que pode ir de 30 kg a 300 kg por metro cúbico, apresentando redução de peso frente a outros materiais e um excelente isolamento térmico e acústico. Além disso, o material pode ser totalmente reciclado. 

Pesquisas em embalagens inteligentes 

Outro destaque para a edição deste ano ficará por conta dos avanços em pesquisas de embalagens inteligentes, que poderão avisar o consumidor, por meio da mudança de cor, a qualidade e o estado de conservação de produtos variados, de alimentos a cosméticos. A Braskem, em parceria com a Universidade norte-americana de Clemson e a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), no Brasil, trabalha no desenvolvimento desta tecnologia.  

Parcerias que viabilizam inovação 

- Copos de Polipropileno em parceria com a empresa Gizeh; e de Plástico Verde em parceria com empresa finlandesa Stora Enso. 

- Parceria entre a Braskem e a Made In Space, empresa norte-americana líder no desenvolvimento de impressoras 3D para a Nasa, para o fornecimento de Plástico Verde para a manufatura de ferramentas e peças na Estação Espacial Internacional (ISS). 

- O café que será servido no estande é produzido pela Peeze, única refinaria de café na Holanda que fornece 100% de café certificado, e que tem embalagem feita com Plástico Verde I'm greenT. As embalagens sustentáveis são resultado de uma parceria anunciada em outubro de 2016 entre as empresas e permitiram forte redução na pegada de carbono da Peeze, pois para cada quilo de Polietileno Verde usado na embalagem do seu café, mais de 4.5 kg CO2 são resgatados da atmosfera. 

Sobre a Braskem
 A Braskem é a maior produtora de resinas termoplásticas das Américas, com volume anual superior a 20 milhões de toneladas, incluindo a produção de outros produtos químicos e petroquímicos básicos, e com faturamento anual de R$ 54 bilhões. Com o propósito de melhorar a vida das pessoas, criando as soluções sustentáveis da química e do plástico, a Braskem atua em mais de 70 países, conta com 8 mil integrantes e opera 41 unidades industriais, localizadas no Brasil, EUA, Alemanha e México, esta última em parceria com a mexicana Idesa. 

Para esclarecimentos adicionais, favor contatar:
 CDN Comunicação 
 Ana Beatriz Paschoal (55 11) 3643-2737 -  anabeatriz.paschoal@cdn.com.br  
 Rafael Abrantes - (55 11) 3643-2772 - rafael.abrantes@cdn.com.br  
 Priscila Ventura - (55 11) 3643-2744 -  priscila.ventura@cdn.com.br