Polietileno verde I'm green™ (PE verde I'm green™)

O polietileno verde I'm greenTM é fruto da combinação de inovação, tecnologia e sustentabilidade.

Após alguns anos dedicados à pesquisa e desenvolvimento, a planta de eteno verde da Braskem, inaugurada em setembro de 2010, marcou o início da produção do polietileno verde em escala industrial e comercial, conferindo à empresa a liderança mundial no mercado de biopolímeros. A unidade industrial recebeu investimento de US$ 290 milhões e tem capacidade para produzir anualmente 200 mil toneladas de polietileno verde.

O polietileno verde I'm greenTM é um plástico produzido a partir do etanol de cana-de-açúcar, uma matéria-prima renovável, ao passo que os polietilenos tradicionais utilizam matérias-primas de fonte fóssil, como petróleo ou gás natural. Por esta razão, o polietileno verde I'm green TM captura e fixa gás carbônico da atmosfera durante a sua produção, colaborando para a redução da emissão dos gases causadores do efeito estufa.

Além disso, o cuidado com a sustentabilidade está presente na relação da Braskem com os seus fornecedores do etanol. Desde a plantação da cana-de-açúcar até a produção de etanol, os fornecedores devem atender a princípios de desenvolvimento sustentável presentes no "Código de Conduta para Fornecedores de Etanol" elaborado e implementado pela Braskem e que cobre aspectos como respeito à biodiversidade e boas práticas ambientais.

O polietileno verde I'm greenTM mantém as mesmas propriedades, desempenho e versatilidade de aplicações dos polietilenos de origem fóssil - o que facilita seu uso imediato na cadeia produtiva do plástico. Por este mesmo motivo, também é reciclável dentro da mesma cadeia de reciclagem do polietileno tradicional.

Atualmente, estão disponíveis no portfólio de produtos as seguintes famílias do polietileno verde I'm greenTM: polietileno de alta densidade (PEAD) e polietileno de baixa densidade linear (PEBDL) que cobrem aplicações de embalagens rígidas, flexíveis, tampas, sacolas, entre outras. A partir de janeiro de 2014, a família de polietileno de baixa densidade (PEBD) será também parte do portfólio de produtos, cobrindo aplicações adicionais de embalagens e filmes.

Atualmente, a Braskem fornece polietileno de fonte renovável I'm greenTM para diversos parceiros no Brasil e no mundo, que atuam nos mais variados segmentos da indústria. Saiba mais.

Desde o início de sua trajetória, a Braskem e seus parceiros foram reconhecidos e conquistaram prêmios de conceituados laboratórios e instituições pela contribuição do polietileno verde I'm greenTM ao desenvolvimento do mercado de produtos renováveis, à inovação e à preservação do meio ambiente.