braskem

4. Promover e apoiar o engajamento de consumidores em programas de reciclagem e recuperação, especialmente por meio de programas educacionais de consumo consciente, aumentando o conhecimento sobre o valor dos resíduos plásticos para a economia.

Engajar a sociedade em relação ao consumo consciente, prevendo a reutilização e o descarte adequado do plástico é essencial no contexto da Economia cCrcular. Somente com consumidores conscientes é que as iniciativas propostas pelos diversos agentes envolvidos – governos, empresas, ONGs, entre outros – terão êxito. A Braskem apoia e promove algumas ações com este objetivo. 

Confira a seguir:

Movimento Plástico Transforma: Promovido pelo PICPlast (Plano de Incentivo à Cadeia do Plástico), realizado pela Braskem em parceria com a ABIPLAST (Associação Brasileira da Indústria do Plástico), o movimento tem como uma das frentes de atuação a ampliação da reciclagem de plástico no Brasil. Uma das ações é o mapeamento da indústria de reciclagem no país, trabalho realizado desde 2015, com atualizações periódicas. O mapeamento tem sido a base para a criação de uma série de ações, como o aplicativo “Reciclagem de Plásticos”, desenvolvido para facilitar que a população localize os Pontos de Entrega Voluntária (PEVs), com objetivo de incentivar a coleta seletiva. Outra iniciativa voltada ao tema foi o lançamento do jogo educativo Eckoblocks, que traz o conceito de reciclagem de forma criativa para crianças de 6 a 11 anos. Tanto o aplicativo Reciclagem de Plásticos quanto o jogo Eckoblocks estão disponíveis para download na Apple Store e Google Play. Também foi desenvolvida a Estação Plástico Transforma, atividade com objetivo de proporcionar uma experiência educativa sobre a reciclagem do plástico no parque temático KidZania, em São Paulo. Através dessa atividade, as crianças aprendem na prática a importância do descarte consciente e o potencial de reutilização do plástico.
Saiba mais em: http://www.plasticotransforma.com.br/ .

Philadelphia Eagles: A parceria firmada pela Braskem com a equipe de futebol americano  Philadelphia Eagles (vencedor do Superbowl 2018) está implantando um programa de coleta e reciclagem de tampas de garrafas e outros materiais plásticos utilizados no estádio Lincoln Financial Field e no centro de treinamento do time, no estado da Pensilvânia, nos EUA. A iniciativa tem como objetivo ampliar o conhecimento da população sobre a importância e benefícios da reciclagem. A cooperação entre a Braskem e time norte-americano, que tem feito história também na promoção da sustentabilidade, terá duração de nove anos e prevê ainda um projeto educacional voltado a escolas públicas na região da Filadélfia, nos Estados Unidos. Saiba mais:  https://www.braskem.com.br/detalhe-noticia/philadelphia-eagles-e-braskem-lancam-parceria-em-sustentabilidade

Mural Arts Philadelphia: Uma parceria firmada pela Braskem com o Mural Arts Philadelphia, maior programa de arte pública dos Estados Unidos, vai transformar os materiais plásticos usados diariamente no processo de criação dos murais em resinas que depois serão convertidas em novos produtos plásticos, como baldes, bancos e outros materiais que serão utilizados novamente pelos artistas. O projeto de reciclagem de plásticos em um ciclo fechado pretende mostrar o benefício da reciclagem e a importância de ter atitudes coerentes com um estilo de vida mais sustentável. A Braskem fará toda a coleta, transporte e reprocessamento dos materiais plásticos de arte do Mural Arts Philadelphia. Saiba mais:  http://www.braskem.com/usa/community-news-detail/braskem-inspires-environmental-sustainability-and-community-engagement-with-mural-arts-philadelphia-partnership-and-closed-loop-plastic-recycling .

Edukatu: Desde 2013 somos parceiros do Edukatu, plataforma online de aprendizagem sobre consumo consciente e sustentabilidade do Instituto Akatu. Por meio da plataforma, professores e alunos do ensino fundamental de todo Brasil têm acesso a informações fundamentais para que possam exercitar no dia a dia o consumo consciente. Ao longo de cinco anos, mais de 100 mil pessoas já participaram dos programas educacionais do Edukatu. Saiba mais em:  https://edukatu.org.br/ .

 


Conheça mais sobre cada um dos compromissos assumidos pela Braskem clicando no logo das seguintes entidades:

aniq aniquim americanchemistry endplasticwaste plastivida opcleansweep plasticseurope