braskem

3. Desenvolver ou apoiar o desenvolvimento de novas tecnologias, modelos de negócios e sistemas de coleta, triagem, reciclagem e recuperação de materiais, considerando o melhor equilíbrio dos impactos econômicos, sociais e ambientais;

A Braskem é uma empresa global voltada para o futuro. O que isso quer dizer? Que estamos atentos às transformações e necessidades do mundo em que vivemos. Temos consciência dos benefícios e impactos gerados pelas nossas atividades e buscamos incessantemente maneiras de colaborar de forma relevante para o desenvolvimento sustentável e, ao mesmo tempo, de nos manter alinhados ao nosso propósito, que é melhorar a vida das pessoas por meio de soluções sustentáveis da química e do plástico. Esta caminhada passa por nos desafiamos para pensar e agir com paixão e de forma disruptiva.

Conheça a seguir algumas de nossas propostas de trabalho em andamento:

Plataformas de I&T para desenvolvimento da Reciclagem: Inovação e Tecnologia estão do DNA da Braskem, para o desenvolvimento de novas soluções inovadoras para o desenvolvimento da Economia Circular, há duas plataformas internas para i) desenvolvimento da reciclagem mecânica, com o objetivo de melhorar as propriedades das resinas recicladas e do processo de reciclagem; e ii) reciclagem química, com o propósito de desenvolver tecnologias para transformação do resíduo plástico em outros produtos químicos. 

Braskem Labs: A geração de impactos positivos à sociedade e ao planeta por meio de negócios inovadores e sustentáveis é o foco da plataforma de empreendedorismo Braskem Labs, que desde 2015 acelera startups em parceria com players especializados. Ao todo, três modalidades de programas fazem parte do Braskem Labs, alcançando empreendedores em diferentes estágios de desenvolvimento e conectando startups com a Braskem. Para saber mais: http://www.braskemlabs.com.br .

Plataforma Innocentive: Trata-se de plataforma Global com o objetivo de lançar desafios por soluções inovadoras em reciclagem. A primeira edição do programa, lançado em 2018, tem o desafio de eliminação do odor de uma resina reciclada. De um total de 154 projetos inscritos, 25 propostas foram analisadas para a segunda etapa. Entre elas, oito serão escolhidas para testes. O ganhador do projeto será anunciado até o final do primeiro semestre.

Programa de Logística Reversa de Copos Descartados de Polipropileno (PP): O programa, em parceria com a empresa Dinâmica Ambiental, busca orientar e incentivar empresas a instruírem melhores procedimentos de logística para o destino correto de copos plásticos após o seu uso. O material coletado é levado para recicladoras parceiras da plataforma Wecycle e, posteriormente, transformado em resina pós-consumo, que será utilizada na fabricação de novos produtos. Desde que foi lançado, em julho de 2018, o programa já coletou mais de 2 milhões de copos, o que gerou cerca de 3,6 toneladas de resíduo recuperado. 

Ser+: Iniciativa da Braskem que contribui para o desenvolvimento da cadeia de reciclagem nacional e promoção da inclusão socioeconômica dos catadores. O programa está presente em todos os estados em que a Braskem está presente no Brasil. Saiba mais sobre o programa e os resultados:  https://www.braskem.com.br/comunidades .

Plastianguis: Trata-se de uma iniciativa apoiada pela Braskem em parceria com a Associação Nacional da Indústria Química (ANIQ), no México. O foco é ampliar o conhecimento da população local da cidade de Nanchital, no estado de Veracruz, sobre o valor do plástico pós-consumo. O programa realiza a troca de resíduos plásticos por itens de cesta básica, promovendo a cultura da reciclagem e reutilização.

Plastien: Retirar o lixo plástico das ruas da cidade mexicana de Nanchital e transformá-lo em renda para as famílias da região é o objetivo do programa Plastien, apoiado pela Braskem. A iniciativa está promovendo a reciclagem e impulsionando a economia local. Assista ao vídeo para saber mais:  https://www.youtube.com/watch?v=rbklmxZsZSs

 

 


Conheça mais sobre cada um dos compromissos assumidos pela Braskem clicando no logo das seguintes entidades:

aniq aniquim americanchemistry endplasticwaste plastivida opcleansweep plasticseurope