Imprimindo o Futuro

Imprimindo o Futuro

#

Em 2016, a Braskem, em parceria com a Made in Space, empresa norte-americana líder no desenvolvimento de impressoras 3D para operação em gravidade zero e fornecedora da Nasa, firmou uma parceria na qual o Plástico Verde da cana-de-açúcar é utilizado para a criação de peças no espaço.

A tecnologia permite a manufatura de ferramentas e peças de reposição no espaço em resina de origem renovável, dando mais autonomia às missões espaciais.

Por mais de um ano, a equipe de Inovação e Tecnologia da Braskem trabalhou ao lado da Made In Space no desenvolvimento de uma solução em Polietileno Verde para a impressão 3D em ambientes de gravidade zero. A parceria possibilitou aos astronautas receber, no espaço, um e-mail com o design digital de peças e imprimi-las, gerando uma redução drástica de tempo e de custos. O Plástico Verde I'm green da Braskem foi escolhido para o projeto por reunir características como flexibilidade, resistência química e reciclabilidade, além de ser de fonte renovável.

Há grande expectativa sobre os benefícios do projeto, já que a impressão 3D no espaço foi definida pela Nasa como um dos avanços essenciais para uma eventual missão a Marte.

Em 2017, anunciamos a expansão dessa parceria com o desenvolvimento conjunto de tecnologia que permitirá, pela primeira vez na história das missões espaciais, reciclagem de plástico em gravidade zero. A recicladora de objetos e embalagens plásticas será capaz de ampliar ainda mais a autonomia e a sustentabilidade das futuras missões fora do Planeta Terra.

A recicladora deverá ser enviada ao espaço em 2019.

Clique aqui e fique por dentro das novidades do projeto Imprimindo o Futuro.