NA ECONOMIA CIRCULAR,
NADA SE CRIA,
NADA SE DESPERDIÇA,
TUDO SE TRANSFORMA.

POSICIONAMENTO BRASKEM EM ECONOMIA CIRCULAR

Com uma visão global orientada para o futuro, a Braskem, maior produtora de resinas plásticas das Américas e líder mundial na produção de biopolímeros, trabalha todos os dias para melhorar a vida das pessoas, criando as soluções sustentáveis da química e do plástico.

As inovações em plásticos são essenciais para permitir que a sociedade eleve os padrões de qualidade de vida e melhore a sustentabilidade por meio de produtos que evitem o desperdício e aumentem a eficiência.

É por isso que é amplamente reconhecido que os plásticos têm um papel crucial a desempenhar na entrega de um futuro mais sustentável. Por meio de sua combinação exclusiva de leveza, baixo custo e durabilidade, os plásticos já contribuem para a redução de emissões de gases de efeito estufa e o uso mais eficiente de recursos naturais, como energia e água. O plástico também assegura a produtividade agrícola, a segurança alimentar e a higiene hospitalar. É utilizado em diversos setores para aplicações cotidianas.

Como resultado de sua versatilidade e capacidade de inovação, os materiais plásticos também são mais adequados para apoiar as tecnologias sustentáveis inovadoras.

A Braskem reconhece que a gestão adequada na disposição de resíduos plásticos pós-consumo é uma preocupação global crescente. Para que a sociedade potencialize os benefícios que os plásticos proporcionam, é essencial recuperá-los adequadamente, para que não causem danos em nosso ambiente natural, incluindo os ecossistemas marinhos.

Os plásticos devem ser usados com responsabilidade, reutilizados, reciclados ou recuperados. A Braskem entende também que os plásticos precisam ser adequadamente descartados.

Para isto, todos setores da sociedade e cada cidadão devem atuar juntos na evolução do consumo consciente e na gestão do ciclo de vida do plástico, incluindo o correto descarte e a reciclagem. Esta é uma questão complexa que traz desafios sociais e econômicos. É um tema que nenhuma entidade, indústria ou governo pode resolver sozinho. É por isso que a Braskem está publicando um compromisso global sobre Economia Circular e convidando outros atores a fazerem o mesmo.

Compromissos
Voluntários da Braskem

As inovações em plásticos são essenciais para permitir que a sociedade eleve os padrões de qualidade de vida e melhore a sustentabilidade por meio de produtos que evitem o desperdício e aumentem a eficiência. É por isso que é amplamente reconhecido que os plásticos têm um papel crucial a desempenhar na entrega de um futuro mais sustentável. Por meio de sua combinação exclusiva de leveza, baixo custo e durabilidade, os plásticos já contribuem para a redução de emissões de gases de efeito estufa e o uso mais eficiente de recursos naturais, como energia e água. O plástico também assegura a produtividade agrícola, a segurança alimentar e a higiene hospitalar. É utilizado em diversos setores para aplicações cotidianas.

Como resultado de sua versatilidade e capacidade de inovação, os materiais plásticos também são mais adequados para apoiar as tecnologias sustentáveis inovadoras.

Junto à indústria, a Braskem está comprometida em apoiar o crescimento da reciclagem em todos os lugares em que opera, a partir de ações que desenvolvam a economia circular, ou seja, como projetamos, fabricamos, utilizamos, reciclamos, recuperamos ou reutilizamos os plásticos.

Ao se engajar em compromissos voluntários em conjunto com entidades setoriais em diversas geografias, a Braskem vai atuar e também buscará o apoio necessário para atingir diversos objetivos, dentre os quais se destacam:

Compromisso Voluntários da Braskem

100% das unidades industriais da Braskem adotem as melhores práticas para controle de pellets, como a Operação “Clean Sweep Blue” até 2020

100% das embalagens de plástico sejam reutilizadas, recicladas ou recuperadas até 2040

Como chegar lá?

Para apoiar o alcance dessas metas, a Braskem está focada em oito questões fundamentais:

Políticas

Para fortalecer as ações da Braskem, outras partes interessadas devem estar envolvidas. Para isso, políticas e parcerias adequadas são necessárias.

A Braskem urge que os formuladores de políticas e parceiros:

- Incentivem abordagens políticas que apoiem e recompensem a inovação, o empreendedorismo e as soluções locais como o melhor caminho para possibilitar avanços tecnológicos e incentivar o investimento privado;

- Adotem metas e iniciativas concretas para recuperar e reutilizar produtos e embalagens, embora reconheça que o progresso rumo a uma economia circular sustentável será evolutivo;

- Apoiem a colaboração entre governos, comunidades, indústria, ONGs e consumidores para atingir metas.

Como um ator global, a Braskem assume o compromisso de fortalecer sua contribuição para o desenvolvimento sustentável. Ao longo do tempo, as oito questões fundamentais poderão evoluir, o que irá se refletir no nosso compromisso.

O progresso na reciclagem e nossas ações serão reportadas em nosso relatório anual. Com este compromisso voluntário sobre a economia circular, queremos deixar claro que somos parte da solução, trabalhando com todas as partes interessadas para transformar nossa economia em uma economia circular, onde as necessidades da sociedade são atendidas por materiais, processos e sistemas mais inovadores e mais sustentáveis.

Quer fazer parte? Entre em contato conosco.

Observações:

1 - Uma economia circular é uma alternativa a uma economia linear (fazer, usar, dispor) na qual mantemos os recursos em uso pelo maior tempo possível, extraindo o máximo de valor ao longo de seu uso, para então recuperar e regenerar os produtos e os materiais ao fim de cada ciclo de vida útil. (WARP, UK)
2 - A Braskem é signatária dos compromissos voluntários da Association of Plastic Manufacturers (PlasticsEurope), American Chemistry Council (ACC), Asociación Nacional de la Industria Química (ANIQ) e da Asociación Nacional de Industrias del Plástico (ANIPAC) no México.

3 - ´Pellets´ de resinas plásticas são grânulos na forma de pequenas esferas ou discos com poucos milímetros de diâmetro. Na maioria dos casos, esta é a forma física das resinas quando saem do processo produtivo e seguem para as etapas de armazenagem e comercialização.
4 - A Operação “Clean Sweep” é um programa internacional com o objetivo de evitar a perda de pellets, flocos e pó de resinas e ajudar a manter os pellets fora do ambiente marinho.