Notícias

Inovações em resinas de fonte renovável e plataforma de fomento à reciclagem marcam presença da Braskem na Tokyo Pack

Produtos I'm greenT e projetos da plataforma Wecycle são destaques do portfólio que será apresentado; no Japão, 40 produtos de diversos segmentos são feitos com o polietileno renovável produzido pela companhia

Para apresentar produtos desenvolvidos com matérias-primas renováveis e reforçar sua aproximação com o mercado japonês, a Braskem estará presente na feira internacional do setor de embalagens Tokyo Pack, que será realizada na capital japonesa entre os dias 2 e 5 de outubro. A Braskem é a maior produtora de resinas das Américas e possui uma produção anual de 20 milhões de toneladas, incluindo produtos químicos e petroquímicos básicos.

Em sua primeira participação no evento, a empresa receberá os visitantes em um estande onde estarão expostos produtos como o Plástico Verde I'm greenTM, o primeiro polietileno de origem renovável produzido em escala industrial no mundo, e o EVA I'm greenTM (copolímero etileno acetato de vinila), também produzido a partir da cana-de-açúcar. Lançamentos apresentados pela Braskem em suas operações localizadas nos EUA, Europa, México e Brasil também irão compor a exposição da companhia.

"A Ásia tem se tornado um mercado importante para nós, principalmente em negócios envolvendo o PE Verde, e a Tokyo Pack é o momento ideal para consolidarmos a nossa presença no setor de embalagens. Aproveitaremos a ocasião para apresentar ao público local nossas novidades no desenvolvimento de resinas à base de fontes renováveis e os projetos de apoio à reciclagem, por meio da plataforma Wecycle, mostrando que muitas das nossas iniciativas de inovação são norteadas por questões ambientais e pelo desenvolvimento sustentável", afirma José Augusto Viveiro, diretor de vendas de Químicos Renováveis da Braskem.

A Braskem vem ampliando sua presença no mercado asiático desde 2010, e atualmente mantém negócios envolvendo o PE Verde em países como Vietnã, China, Myanmar, Taiwan, Tailândia, Japão, Austrália, Nova Zelândia, Coreia do Sul, Índia e Malásia. Somente no Japão, 366 redes de supermercado distribuem sacolas feitas do polietileno renovável e mais de 40 produtos são compostos desta resina, estando em aplicações como cosméticos, higiene e limpeza, embalagens para alimentos, entre outras.

A companhia também aproveitará sua passagem pela capital japonesa, que sediará os Jogos Paralímpicos de 2020, para mostrar seu apoio ao paratletismo, que no Brasil já ocorre por meio do patrocínio ao Paratletismo Brasileiro.

Abaixo, mais detalhes sobre o que será mostrado pela Braskem na Tokyo Pack:

PE Verde I'm greenTM
A resina verde, feita a partir de eteno obtido da cana-de-açúcar, possui as mesmas características físicas do polietileno convencional, podendo ser totalmente aproveitada pela cadeia de reciclagem tradicional.  Seu grande diferencial é a captura de 3,09 toneladas de CO2 a cada uma que é produzida, contribuindo para a redução da emissão dos gases do efeito estufa na atmosfera. O Plástico Verde é produzido na fábrica da Braskem localizada no Brasil. A planta possui capacidade para a produzir 200 mil toneladas de resina renovável por ano.

EVA I'm greenTM
Desenvolvida em parceria com a empresa norte-americana Allbirds, o EVA (copolímero etileno acetato de vinila) é produzido com matéria-prima de fonte renovável (cana de açúcar). Com características como flexibilidade, leveza e resistência, ela também contribui para a redução dos gases causadores do efeito estufa ao capturar e fixar o CO2 durante o seu processo produtivo. A resina é destinada a aplicações em setores como calçadista, automotivo e transporte, entre outros.

Selo I'm greenTM
Certificação da Braskem para que o consumidor reconheça os produtos feitos com resina renovável. Para conquistar este diferencial, as peças precisam passar por um teste de datação do carbono 14, o mesmo feito para saber a idade de materiais fósseis encontrados pelo mundo. Para a certificação, a peça precisa conter ao menos 51% de material renovável.

Plataforma Wecycle
A plataforma Wecycle da Braskem foi criada com o objetivo de fomentar negócios e iniciativas para a valorização de resíduos plásticos pós-consumo e o desenvolvimento da cadeia de reciclagem.
 

Para esclarecimentos adicionais, favor contatar:
CDN Comunicação 
Fernando Rubino (55 11) 3643-2991 - fernando.rubino@cdn.com.br
Jessyca Trovão - (55 11) 3643-2769 - jessyca.trovao@cdn.com.br
Pedro Orlandi - (55 11) 3643-2745 - pedro.orlandi@cdn.com.br  

 

Braskem nas redes sociais

Facebook | Linkedin | Twitter