Notícias

Braskem está entre as 150 empresas mais inovadoras do Brasil

A empresa ficou em 3º lugar das empresas mais inovadoras no setor de Petróleo e Gás e Petroquímica.

Cerimônia de premiação

No dia 2 de julho, aconteceu a 5ª edição do Prêmio Valor Inovação Brasil, do jornal Valor Econômico, que traz um ranking das 150 empresas mais inovadoras do país. Na cerimônia, foram apresentadas as dez empresas mais inovadoras do país; e as empresas que lideram os rankings setoriais, divididos em 23 categorias. A Braskem ficou em 3º lugar das empresas mais inovadoras no setor de Petróleo e Gás e Petroquímica, e em 23º lugar no ranking geral.

A avaliação das empresas se baseia em cinco grandes critérios: Intenção de inovar, que envolve estratégia e visão de negócio e cultura e valores; Esforço para realizar a inovação, representado por recursos, processos e estruturas; Resultados obtidos, sendo gerais e específicos; Número de patentes publicadas no INPI (Instituto Nacional de Propriedade Intelectual) em 2018; e por fim, a Avaliação do mercado.

Este ano, os destaques da categoria mostram uma preocupação unânime do setor com a sustentabilidade. Mais do que inovar em processos e operações mais eficientes, as mais inovadoras desse grupo direcionam seus trabalhos para dentro do campo da sustentabilidade. No caso da Braskem, a preocupação com o meio ambiente é constante, e um dos trabalhos em destaque é o de resinas renováveis. "Somos os maiores produtores mundiais. Temos uma longa história com o polietileno verde, tecnologia 100% nacional", comenta Gilfranque Leite, diretor de Inovação e Tecnologia. O PE verde nasceu no CTI de Triunfo e vem dando origem a outros materiais, como EVA Verde, utilizado na fabricação de tênis - saiba mais aqui. O produto é ambientalmente sustentável e tem aplicações em praticamente toda a indústria de transformação.

Outro trabalho importante no campo de renováveis é uma parceria com a empresa dinamarquesa Haldor Topsoe. Juntas, as empresas buscam uma rota pioneira na produção de MEG (monoetilenoglicol) a partir do açúcar, o que reduz o investimento inicial na produção e, consequentemente, impulsiona a competitividade do processo. Saiba mais sobre essa parceria aqui.

A pesquisa, conduzida pela consultoria Strategy& em conjunto com o Valor, avalia, de maneira consistente e sistemática, as práticas de inovação das companhias que atuam no Brasil em diferentes atividades econômicas. 

Saiba mais no site: www.strategyand.pwc.com/br/inovacao-brasil.

Para esclarecimentos adicionais à imprensa, favor contatar::
CDN Comunicação 
Fernando Rubino (55 11) 3643-2991 - fernando.rubino@cdn.com.br
Jessyca Trovão - (55 11) 3643-2769 - jessyca.trovao@cdn.com.br
Fábio Souza - (55 11) 3643-2813 - fabio.souza@cdn.com.br  

 

Braskem nas redes sociais

Facebook | Linkedin | Twitter